A visita do Gerente de Território da Multinacional Shell do Brasil, Eng. Nabil Hannouche Filho, ao campus do UniSALESIANO de Araçatuba aconteceu no dia oito de junho. Ele estava acompanhado do empresário Júlio Castilho, proprietário do Auto Posto Manhattan de Araçatuba. Eles foram recebidos pelo Pró-Reitor Acadêmico Prof. André Ornellas e o coordenador dos cursos de Engenharias, Prof. Nelson Hitoshi Takiy.

Também participaram os alunos dos cursos de engenharias Mecânica e Mecatrônica, representantes da Equipe Formula SAE, Gabriel Henrique Borges Castelli de Araujo e Gustavo Grigio Gabriel, juntamente com o Prof. Fernando Gabriel Eguia Pereira Soares – orientador do projeto.

O Projeto Formula SAE

O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe de alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Bioprocessos, do UniSALESIANO de Araçatuba.

Este evento foi criado em 1981 no Texas pela “Society of Automotive Engineers (SAE)”. É uma competição que integra alunos de engenharia de diferentes instituições de ensino superior.

Batizada de Fórmula SAE, consiste em idealizar, projetar, desenvolver e construir um veículo de competições on road, tipo “fórmula”, dentro dos requisitos preestabelecidos em regulamento. Esta será a base de avaliação na competição.

As apresentações técnicas avaliarão o projeto, custo e o marketing, além de provas estáticas e dinâmicas como, por exemplo, prova de aceleração, estabilidade lateral, frenagem, volta mais rápida em circuito e enduro. No Brasil desde 2004, a competição visa também avaliar a segurança que os projetos oferecem a seus pilotos.

Depois de uma reunião na sala da Pró-Reitoria Acadêmica, os visitantes conheceram também os Laboratórios de Engenharias onde o projeto está sendo desenvolvido. O encontro foi motivado para viabilizar uma parceria de cooperação entre a Shell do Brasil e UniSALESIANO para patrocínio da equipe nesta prova de grande importância para a comunidade acadêmica.