O 1º Concurso UniSALESIANO de Material Gráfica – Cartaz Fest’ Up 2016, evento do curso de Publicidade & Propaganda, foi realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. Em dois dias consecutivos, os cartazes foram expostos no prédio do UniSALESIANO, acompanhado de “performances” dos grupos envolvidos.
Depois de uma primeira votação, envolvendo alunos de outros cursos do UniSALESIANO, foram escolhidos três cartazes. Esses cartazes foram submetidos a uma nova votação, realizada desta vez somente para alunos de Publicidade e Propaganda e professores do curso. O cartaz eleito vai representar o UniSALESIANO , em setembro, na 28º edição do Fest’Up – Festival Universitário de Propaganda, realizado há mais de 20 anos pela APP – Associação dos Profissionais de Propaganda.
Seis cartazes foram inscritos no concurso:
Cartaz 01 – Papelão é não reciclar suas atitudes, idealizado e desenvolvido pelo aluno Cleiton Colevati, do 7º Termo, utilizou papelão para fazer uma fantasia medieval, transformando-se em Colsplay, acompanhado por um dragão que cuspia fumaça, além de trilha sonora.
Cartaz 02 – Não existe herói sem plateia: os acadêmicos Vinicius Nunes, Isadora Nogueira, Guilherme Ribeiro Viana, do 5º Termo, utilizaram recursos tecnológicos para chamar a atenção dos acadêmicos. Eles trouxeram um óculos de realidade aumentada para divulgação do vídeo com as propostas de ações.
Cartaz 03 – Seja o herói da comunicação: os acadêmicos do 7º Termo utilizaram também a proposta de herói como tema e interagiram com a comunidade acadêmica com demonstrações de combate, utilizando espadas.
Cartaz 04 – Desenrole essa ideia: acadêmicos do 3º Termo basearam-se no conceito de desenrolar a criatividade, utilizando como ação a montagem de teias de lãs nos corredores de acesso e até o primeiro andar do Bloco A.
Cartaz 05 – Liberte suas ideias: alunos do 3º Termo fizerem uma ação utilizando balões que eram personalizados com frases dos visitantes. A ação contava também com um super-balão com gás hélio, que alcançou até o terceiro andar do prédio.
Cartaz 06 – Quer aparecer?: cartaz desenvolvido pelo acadêmico Franklin Gomes, que utilizou como ação a destruição de guloseimas de chiclete no formato da peça-conceito que era uma melancia.
Nos dois primeiros dias do evento (31/05 e 01/06) os cartazes ficaram expostos nas entradas do Bloco A e Bloco C, onde cada grupo responsável pelo desenvolvimento dos cartazes recepcionava os acadêmicos com uma ação de integração, que visava chamar a atenção e promover cada um dos seus cartazes. Nesta primeira etapa era aberta a votação de todos os acadêmicos e professores do UniSALESIANO, menos os acadêmicos que Publicidade e seus professores, votaram na segunda fase (dia 02/06).
A primeira etapa elegeu os finalistas do concurso que obtiveram o maior número de votos, classificado 3 cartazes, sendo Cartaz 01 – Papelão é não reciclar suas atitudes, Cartaz 03 – Seja o herói da comunicação e o Cartaz 06 – Quer aparecer?, para a segunda fase do concurso, que foi realizada no dia 02 de junho no auditório Papa Pio X, no Bloco C, com presença apenas dos acadêmicos que Publicidade e seus professores e coordenação, nesta fase, com votação restrita foi feito o balanço do evento nos dois primeiros dias, e aberta a votação que elegeu o cartaz que representará o centro universitário em setembro no Fest’Up 2016.