O UniSALESIANO dedicou o mês de Maio, em que é lembrada a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora (24 de maio), para a comemorar com fervor a padroeira dos salesianos. Trata-se de uma importante figura na espiritualidade e devoção dos salesianos. Nossa Senhora Auxiliadora representa uma mãe amorosa e protetora, que intercede pelos fieis junto a Deus.

Desde o início do mês, a Pastoral Universitária promoveu diversas ações, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Houve a peregrinação da imagem da Virgem pelos departamentos da Instituição, sempre acompanhada de uma pequena celebração, com o objetivo de recordar a presença da Mãe na Sagrada Escritura. E também passagens da vida de Dom Bosco, fundador dos salesianos, que permitiram à comunidade acadêmica ver como ele confiava na intercessão da Mãe e na sua presença em todos os ambientes das obras salesianas.

Junto com a imagem, que foi levada aos setores e colocada em um pequeno altar, uma caixinha recebeu os pedidos dos colaboradores, direcionados à Virgem Auxiliadora. “Não podemos esquecer que Dom Bosco é o grande propagador dessa devoção a Nossa Senhora Auxiliadora”, explicou o Pró-Reitor de Pastoral, Paulo Eduardo Jácomo, SDB.

Concomitantemente à visita da Mãe, a Pastoral Universitária publicou, diariamente, durante o mês de maio, mensagens nas redes sociais intituladas “Flores de Nossa Senhora”. De acordo com o Pe. Paulo, a cada dia apresentou-se o convite à prática de um propósito para homenagear Nossa Senhora Auxiliadora.

Ainda dentro do cronograma, foi realizada, de forma on-line, a novena de Nossa Senhora Auxiliadora, que ficou disponível nas redes sociais da Pastoral entre os dias 15 e 23 de maio. “Tratou-se de uma oportunidade para os fiéis rezarem e pedir a intercessão de Maria Auxiliadora em favor de suas necessidades e intenções”, explicou o padre.

FESTA

Já o dia 24 de maio, em que se comemora a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira dos salesianos, foi lembrado de forma especial pelo UniSALESIANO, com a realização de duas celebrações, no auditório Papa Francisco (período da manhã), e no Centro de Convivência (período da noite).

Ambas foram conduzidas pelo Pe. Paulo, na presença da comunidade acadêmica. Ele ressaltou que a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora é particularmente significativa para os salesianos, uma vez que seu fundador, São João Bosco, escolheu Maria como a protetora e guia de sua obra educacional e evangelizadora.

“Ela é padroeira dessa Instituição, que também leva o seu nome – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – auxiliadora, em latim. E, todas as vezes que celebramos Nossa Senhora, a gente recorda essa presença de mãe na igreja e na vida de cada um de nós, que sabemos muito bem qual é o seu papel: ela é intercessora”, explicou Pe. Paulo.

Aos presentes nas celebrações, Pe. Paulo destacou que Nossa Senhora Auxiliadora é celebrada como a mulher forte e corajosa que enfrentou desafios e tribulações com confiança e esperança em Deus. “Seu exemplo de amor, acolhimento e serviço é uma inspiração para todos os que desejam seguir os passos de Jesus”, completou.

As comemorações foram encerradas na tarde do dia 31 de maio, com uma celebração em honra à Nossa Senhora Auxiliadora, direcionada aos colaboradores da Instituição, na Capela do Centro de Convivência. Pe. Paulo presentou os participantes com um porta-chaves e, em seguida, as cartinhas escritas por eles durante a visitação da imagem nos setores, foram queimadas. “Que Nossa Senhora Auxiliadora olhe com carinho cada uma delas. Vocês não tiveram medo de pedir para a Mãe e isso significa confiança e entrega”, concluiu.