O Curso de Nutrição do UniSALESIANO foi representado no evento “Saúde em Movimento” – realizado pela Secretaria de Saúde de Birigui, no dia 7 de maio, pelos acadêmicos do 7º termo, Matheus Felipe Almada e Yuri Gustavo Rodrigues Oliveira.

Acompanhados da docente Juliana Sedlacek Bassani, sob supervisão da Coordenadora de Nutrição, Profª. Ariadine Pires, os alunos orientaram a população sobre a importância da alimentação saudável e a redução do consumo dos alimentos ultraprocessados, baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira.

“É importante os indivíduos saberem o quanto estão ingerindo de açúcar, gordura e sódio, contidos nos alimentos industrializados, e quais são os riscos associados a esse alto consumo”, explicou a docente Juliana.

Por sua vez, a coordenadora Ariadine ressaltou que os alimentos ultraprocessados são alimentos industrializados, prontos para consumo, que utilizam diversos ingredientes, não nutricionais. “São alimentos impróprios para o consumo porque, além de não terem valor nutricional, o consumo destes está diretamente relacionado ao aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, câncer, entre outros”, disse.

Nas mídias científicas, constam estudos que comprovam a relação da ingestão de ultraprocessados, com mortes prematuras, ou seja, entre 30 e 69 anos. Assim, evidências apontam que o consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, grãos, carnes e outros, reduzem, significativamente, a chance de desenvolver doenças crônicas e a manter uma qualidade de vida satisfatória.

CIRCUITO

As orientações dos acadêmicos de Nutrição foram feitas dentro do circuito da saúde, que contou também com serviços diversos, como: aferição de pressão arterial e glicemia capilar; avaliação antropométrica (peso e altura) com cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea); vacinação de gripe e coleta de exames preventivos no ônibus da Saúde da Mulher.