Desde que foi inaugurada, dia 9 de março, a Clínica Meu Pet de Araçatuba, que é gerenciada pelo UniSALESIANO, já realizou, de forma gratuita, 522 atendimentos a cães e gatos. São animais de pessoas ou famílias de baixa renda de Araçatuba, inseridas nos programas sociais e governamentais, também de toda a sociedade, e ONGs que têm procurado a unidade para agendar esses atendimentos.

Além das emergências e atendimentos ambulatoriais, foram registradas 32 internações e 35 cirurgias, no mesmo período.

A Diretora da Clínica Meu Pet, Profª. Tatiane Poló, que é docente e Diretora do Hospital Veterinário do UniSALESIANO, avalia o serviço como um ganho gigantesco para toda a sociedade, pois tem dado a chance de uma melhor qualidade de vida para muitos cães e gatos que estariam à beira da morte caso não fossem atendidos na Clínica.

“Muitos animais chegam em um estado que, se não tivesse um médico veterinário para atendê-los, dificilmente, sobreviveriam. Conseguimos salvar muitos animais e também dar um atendimento especializado quando é necessário. Sem contar que nossos aprimorandos estão tendo acessos a casos bem diversos”, explicou.

Em relação aos óbitos, que representaram por volta de 5% do total de atendimentos, Tatiane ressaltou que uma das principais causas de morte foram as intoxicações medicamentosas, já que as pessoas medicam os animais por conta própria e com medicamentos para humanos num volume muito acima do que o animal teria que receber. “Já chegam na Clínica em estado avançado de intoxicação e não aguentam”, disse.

Além da intoxicação por medicamentos, há, na emergência, casos de fraturas por conta de atropelamentos e piometra, que é infecção do útero em cadelas.

PROGRAMA

A clínica faz parte de um programa do Governo do Estado de São Paulo e, no município, será mantida pela parceria entre a administração pública e o UniSALESIANO.

O programa oferece atendimento gratuito a cães e gatos, prioritariamente, de pessoas ou famílias de baixa renda, inseridas nos programas sociais e governamentais.

Estão sendo oferecidas consultas clínicas, castrações, atendimentos de urgência e emergência, cirurgias. Ela conta também com equipamentos para monitoramento e exames de imagem e laboratoriais.

O local possui, ainda, médicos veterinários que atendem nas especialidades de ortopedia, oncologia, cardiologia, diagnóstico por imagem, anestesiologista, patologia clínica e animal, clínico, oftalmologia e cirurgia-geral.

O prédio da clínica possui uma estrutura com recepção, sala de espera, triagem, consultórios, sala de medicação, laboratório de análise clínica, setor de internação, sala para infectocontagiosos, sala de radiografia, sala de ultrassonografia, farmácia, câmara fria, entre outros ambientes, como um centro cirúrgico composto de sala de preparo e recuperação do paciente, antecâmara de paramentação, sala cirúrgica, sala de recuperação anestésica.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, nesse período de atendimento da Clínica Meu Pet, já é perceptível o fornecimento de serviços de qualidade para a comunidade, bem como oportunidades valiosas para os aprimorandos de Medicina Veterinária. “Essa iniciativa garante aos nossos aprimorandos uma oportunidade valiosa para aplicar seus conhecimentos em um ambiente clínico e oferecer um serviço muito necessário para a comunidade local”, completou.

HISTÓRIAS

Os tutores de animais que foram atendidos neste um mês de atendimento da Clínica Meu Pet, têm tido boas histórias para contar, regadas com palavras, como: surpresa, empatia, carinho, atenção, entre outras.

A dona de casa Mara Lígia só tem a agradecer a acolhida dos funcionários e o bom atendimento de sua gatinha. “Percebi que ela não estava respirando direito e levei na Clínica. Ela era uma gatinha de rua e foi atropelada. Na clínica, foi tratada com dignidade por pessoas excelentes e amorosas”, contou.

A cachorrinho Tinoco foi salvo graças à ajuda da agente de serviço escolar aposentada, Eli Maria, que o socorreu em uma estrada de terra, muito machucado e o levou até a Clínica. “Procuramos ajuda antes, mas não obtivemos. Foi no Meu Pet que houve um acolhimento. Tinoco está melhorando e tanto ele quanto nós que o encaminhamos, estamos sendo bem atendidos”, disse Eli.

A médica veterinária, Josiane Pazzini, explicou que Tinoco chegou à Clínica com uma ferida muito extensa, altamente contaminada, sugestiva de picada de cobra ou aranha marrom. No local, o animal recebeu o atendimento inicial para controle da dor.

“Após a estabilização do mesmo, foi possível realizar a limpeza da ferida e avaliar a sua real dimensão. Em um primeiro momento, o tratamento consiste na descontaminação e redução da ferida. Em seguida, será feita uma cirurgia plástica reconstrutiva a fim de promover o fechamento da lesão com mais rapidez para que o animal possa retornar à sua rotina normal, em um menor período de tempo”, relatou a médica veterinária.

Por fim, diante de tantos atendimentos, a Diretora da Clínica Meu Pet, Tatiane Poló, pede à população que tenha calma e compaixão com o trabalho realizado. “Trata-se de um trabalho de excelência que merece ser visto com bons olhos por toda a população”, concluiu.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o atendimento da Clínica Meu Pet estão no site – clinicameupet.simples.vet.br e também pelo WhatsApp (18) 98103-3281.