Única Instituição de Ensino Superior da região a ter representação dentro do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Estado de São Paulo, o UniSALESIANO proporcionou a acadêmicos do Curso de Engenharia Mecânica uma imersão dentro do órgão, localizado na capital paulista.

Os acadêmicos Caroline Vitória Bastioni, Analissa Boisa e Vitor Fernando Nogara participaram da visita técnica entre os dias 20 e 23 de março, com a supervisão do docente de Engenharias do UniSALESIANO, Daniel Lucas de Oliveira, que ocupa o cargo de conselheiro na Câmara de Engenharia Elétrica do CREA. Eles foram recepcionados pelo Presidente do CREA-SP, Engenheiro Vinícius Marchesse.

“Nossos alunos conheceram as atividades desenvolvidas pelo conselho e o quão ele é importante para o desenvolvimento e a qualidade de vida da sociedade”, disse o docente Daniel.

De acordo com o acadêmico do 7º termo de Engenharia Mecânica, Vitor Fernando Nogara, a viagem tratou-se de um aprendizado interno sobre o funcionamento do sistema CREA.

“Tivemos palestras com conselheiros chefes, participamos de simulação de fiscalização e acompanhamos uma reunião da Câmara do conselho. Aprendi muito e voltaria, com certeza”, afirmou Vitor.

Para a aluna Caroline Vitória Bastioni, também do 7º termo de Mecânica, a visita agregou muito em seu currículo pelo fato de ter tido acesso a atividades como fiscalização, perícia e palestras renomadas. “Com certeza, levarei essa experiência para o resto da vida. Hoje, eu sei a importância do CREA em minha vida profissional e sinto orgulho de poder fazer parte dessa profissão”, ressaltou.

GRATUITO

O Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica do UniSALESIANO, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, que é Delegado no Conselho de Instituições de Ensino Superior do órgão, comentou da importância que a visita tem para os acadêmicos, já que eles podem conhecer de perto e de forma gratuita, todo o funcionamento do CREA-SP. “Sem contar que os visitantes recebem o custeio da viagem, locomoção, estadia e refeições”, citou.

Por sua vez, o presidente do CREA-SP, Eng. Vinicius Marchesse, que participou da imersão junto aos acadêmicos do UniSALESIANO, destacou que a intenção não foi somente recebê-los para conhecer a estrutura do órgão, mas aproximá-los da rotina e dos procedimentos na prática, como as atividades de fiscalização, a importância da atuação do Conselho no Estado e outras atribuições que vão além do registro e da emissão da carteira profissional.