Acadêmicos do UniSALESIANO participaram das celebrações de “Imposição das Cinzas”, realizadas pela Pastoral Universitária do UniSALESIANO, na Igreja Universitária, nos períodos da manhã e da noite, do dia 28 de fevereiro.
As celebrações foram ministradas pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, que disse ter ficado feliz com a participação maciça dos alunos. “Queremos proporcionar a vocês essa possibilidade de fazer uma experiência espiritual”, completou.
Ele explicou que a imposição das cinzas é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. É feita, tradicionalmente, na quarta-feira depois do Carnaval, quando é iniciada a Quaresma. “Período que dura 40 dias, que nos prepara para a grande festa, a Festa da Páscoa, da Ressurreição de Jesus”, contou.
Pe. Paulo ressaltou ser um tempo favorável para reflexão penitencial, em que é preciso tomar consciência do quão são importantes a misericórdia e o perdão de Deus. “Nesse tempo nos preparamos também para a nossa ressurreição”, frisou.
CAMPANHA DE FRATERNIDADE
Além da imposição das cinzas, a Pastoral abordou nas celebrações a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”, e o lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
É a terceira vez que a emergência sobre o enfrentamento da fome é escolhida como tema, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Segundo a entidade, o objetivo é fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.