O UniSALESIANO foi local, mais uma vez, da aplicação das provas do processo seletivo para os cursos 2023 do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, no dia 1º de dezembro.

Um total de 134 candidatos participaram da oitava edição para seleção de médicos residentes. O médico Rafael Saad, vice-coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), disse que houve uma boa procura pelos programas de residência, especialmente de egressos de Medicina do interior do Estado de São Paulo. “Isso reflete a qualidade da nossa formação”, ressaltou.

O processo seletivo também atraiu candidatos de outros estados, dentre os quais estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Os participantes concorreram a 24 vagas de 9 especialidades médicas: Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Clínica Médica foi especialidade mais procurada pelos candidatos: 36 inscritos para um total de 6 vagas. A segunda maior demanda foi por Cirurgia Geral: 30 candidatos para 3 vagas.

Nas demais, a disputa também foi acirrada:  21 inscritos para Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), 21 de Pediatria (4 vagas), 17 inscritos para Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas), Ortopedia e Traumatologia, 7 inscritos para 2 vagas e, Cardiologia, 3 inscritos para 1 vaga. As especialidades de Neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica com 1 vaga cada tiveram somente 1 inscrito, respectivamente.

As provas foram aplicadas no período da manhã e tiveram 80 questões elaboradas pela Consesp (Consultoria em Concursos Públicos e Pesquisas Sociais), exceção apenas da especialidade de Clínica Médica.  No período da tarde, os candidatos foram entrevistados pela banca examinadora formada por preceptores de cada especialidade.

RESULTADO

Os resultados finais serão divulgados em 28 de dezembro e matrículas pelos aprovados deverão ser feitas nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023. As aulas serão iniciadas em 1º de março.

De acordo com Saad, no primeiro ano os alunos terão aprendizado básico e nos anos seguintes o ensino é voltado para áreas mais específicas e complexas da especialidade.

A duração da especialização varia de 2 a 3 anos. De acordo com Saad, no primeiro ano, os alunos terão aprendizado básico e nos anos seguintes, o ensino é complexo. A jornada dos médicos residentes é 60 horas semanais, dentre atividades realizadas na Santa Casa e Unidades Básicas de Saúde.