O Curso de Medicina do UniSALESIANO foi representado no 33º Congresso Brasileiro de Patologia e 26º Congresso Brasileiro de Citopatologia, que foram promovidos entre os dias 3 e 6 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), pelos acadêmicos: Renata Alfena Zago, 4º termo, Thales Müller Silvério Alves, 10° termo, e Felipe Abrantkoski Borges, 10° termo.
Os três alunos foram orientados pelo Prof. Dr. José Cândido Caldeira Xavier Júnior, o qual os conduziu na preparação de seis pôsteres (dois por aluno), para apresentarem seus relatos de caso (Renata Zago) e resultados de pesquisas frutos de TCC (caso do Thales Müller), e de projeto financiado pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – (caso do Felipe Borges).
A experiência, além de individualmente enriquecedora, levou o nome do UniSALESIANO para um congresso de relevância nacional, em que os alunos puderam acompanhar palestras sobre diversas áreas da patologia, com pesquisadores de renome internacional, responsáveis por serviços e faculdades de Medicina em Barcelona (Espanha), Sorbonne (França), Harvard (EUA), Buenos Aires (Argentina), além de diversos pesquisadores nacionais da USP, Unicamp, UnB, UFMG, Einstein, Sírio Libanês e outras.
Na visão deles, foi uma experiência de imersão na Patologia, em que puderam observar o que há de mais atual na especialidade, como diagnósticos moleculares, casos interessantíssimos desvendados com auxílio de painéis extensos, imuno-histoquímica, genômica e, principalmente, associando toda a clínica do paciente.
De acordo com Renata, uma das frases mais repetidas durante as palestras foi: ‘lembrem-se de que cada lâmina é um paciente’. “E este lado humano, aliado à tecnologia de ponta que já está sendo implantada em alguns centros do país, foi a mensagem que ficou como estímulo para seguirmos na especialidade. Uma experiência de destaque para o nosso currículo, a qual levaremos para o resto da vida e, se Deus quiser, repetiremos em breve”, ressaltou a acadêmico, em nome do trio.
Dentre os momentos que mais marcaram os acadêmicos, foi a atenção dispensada a eles, pelo Prof. Dr. Geraldo Brasileiro Filho, autor do Bogliolo de Patologia, livro básico da Medicina. “Ele fez questão de passar em cada um dos nossos pôsteres, acompanhar nossa apresentação, fazer perguntas e deixar sua contribuição para o nosso aprendizado. Um verdadeiro mestre”, completou.
O Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que a participação e a interação dos acadêmicos no Congresso são de suma importância, pois saem do evento enriquecidos pela preparação e apresentação dos trabalhos. “Além da interação com outros trabalhos e trocas de experiências”, finalizou.
TRABALHOS
Os trabalhos apresentados pelos acadêmicos, foram:
Renata Zago
– Paracoccidioidomicose Prostática: alerta de diagnóstico diferencial de adenocarcinoma através do relato de dois casos no interior do Estado de São Paulo.
– Invasão macrovascular em veia porta de tumor neuroendócrino bem diferenciado grau 3 pancreático: relato de caso.
Thales Müller
– Comparação dos achados anatomopatológicos e da classificação molecular aproximada dos carcinomas mamários das mulheres com 40 anos ou menos versus mulheres com idade superior a 40 anos.
– Descrição do perfil imuno-histoquímico dos carcinomas lobulares em uma cidade do interior do Estado de São Paulo.
Felipe Abrantkoski Borges
– Sistema de pontos para avaliação de achados citomorfológicos em produto de aspiração por agulha fina de nódulos tireoidianos como forma de predizer o diagnóstico de carcinomas da tireoide.
– Avaliação da subclassificação da categoria atipias de significado indeterminado e repetição de punção aspirativa com agulha fina para manejo de nódulos tireoidianos.