A 1ª Aula Magna do UniSALESIANO, neste ano, trouxe o tema do “Sono e Qualidade de Vida: qual a relação?”, abordado pelo cirurgião dentista, Dr. Antônio Fagnani Filho, especialista na área da odontologia do sono e membro das Associações Brasileiras do Sono e de Odontologia do Sono.

Fagnani Filho palestrou na noite do dia 24 de março para alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Centenas de acadêmicos acompanharam o evento, que aconteceu na Igreja Universitária com transmissão ao vivo no auditório Papa Francisco.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, usou a palavra para abrir o evento e destacar a importância da Aula Magna para todos da Instituição. “Após o período de pandemia, sem aulas presenciais, retomamos essa grandiosa oportunidade de poder estimular os estudos por meio de palestras de estímulo e interesse acadêmico. Aproveitem essa chance para abrirem horizontes quanto à área de cada um”, aconselhou o Pró-Reitor.

Em seguida, o palestrante Fagnani Filho questionou a plateia sobre quem teve ou tem problema com sono e que essa questão é voltada a todas as profissões escolhidas por quem estava assistindo a palestra. “É possível aproveitar o conteúdo para ser usado na área de vocês. A intenção é mostrar a importância de um sono saudável e como isso pode reverberar na saúde caso ele não seja tão bom assim”, ressaltou o especialista.

De acordo com Fagnani Filho, dormir é necessário para recuperar e restaurar processos químicos e físicos deteriorados durante a vigília dos sistemas do corpo; e a conservação das energias físicas e vitais. E acrescenta que a qualidade do sono depende da duração total dele, da sua arquitetura, estabilidade, ausência de doenças sistêmicas ou do sono, características genéticas, comportamento (atividade física, lazer, alimentação e trabalho).

Como dica, o cirurgião dentista afirmou que, ao acordar pela manhã, a pessoa deve olhar para a luz a fim de melhorar sua sonolência e ajudar fisiologicamente o organismo. “Importante primarmos pela qualidade de vida para chegar em uma idade mais avançada e enfrentar esses distúrbios do sono de forma mais tranquila”, frisou. “Se eu durmo bem, tenho um dia bom, alegre e produtivo.”

IMPORTÂNCIA

Dentre os inúmeros benefícios de um bom sono, Fagnani Filho destaca alguns, sendo: mantém a qualidade da vigília; regula o metabolismo orgânico; diminui o nível de cortisona (ativada pelo estresse e responsável pelo mau humor); libera a interleucinas (as defesas do organismo, que combatem vírus e bactérias); são removidos os radicais livres com mais eficiência; e ocorre a fixação da memória (lembranças e aprendizado).

Ao final do evento, o palestrante participou de uma mesa redonda com demais convidados.