As acadêmicas do 8º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Fernanda Nunes de Macêdo e Beatriz Ferreira Cunha, são autoras de um trabalho sobre o autismo que foi exposto, em forma de banner e online, no 1º Congresso Mundial de Neurocirurgia de Estudantes de Medicina. O evento foi realizado em Creta, na Grécia, nos dias 15 e 16 de outubro.

Com o título “Transtornos Depressivos e Transtornos Ansiosos nos pais com filhos com Transtorno do Espectro Autista”, o trabalho tem por objetivo entender como é a experiência dos pais com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como isso interfere no estado emocional deles.

“São escassos os estudos sobre o desenvolvimento e prevalência de ansiedade e depressão em pais que cuidam de seus filhos com TEA. Essas manifestações causam sobrecarga emocional para os membros da família”, explicou Fernanda.

De acordo com a aluna, o trabalho está recebendo respostas dos pais, cujos filhos são atendidos na AMA (Associação de Amigos do Autista) de Araçatuba; o próximo passo é fazer a análise dos dados. “Esperamos conseguir publicar como artigo, em uma revista renomada”, frisou. Em relação ao evento sobre neurocirurgia, o banner expôs o resumo da pesquisa.

A orientadora do trabalho, a docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO e psiquiatra, Dr. Carolina Marçal, ressaltou que a conscientização do Transtorno do Espectro Autista tem sido cada vez maior, sendo, também, de extrema relevância os cuidados com os pais e cuidadores dessas crianças e adolescentes.

“O estudo trará, de forma objetiva, a importância e necessidade de um olhar especial a essas famílias”, concluiu.