O Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO promoveu a 7ª edição do “Outubro Rosa Pet”, evento destinado a conscientizar a população sobre o câncer de mama em animais e auxiliar os tutores na conduta do diagnóstico e tratamento dos pacientes positivos.

Na manhã do dia 23 de outubro, professores que atuam no Hospital Veterinário e alunos de todos os termos do curso, atenderam 12 animais que já haviam sido agendados.

Segundo a Diretora do Hospital Veterinário, Prof.ª Tatiane Poló, dos 12 animais avaliados, 10 foram diagnosticados com nódulos, sendo 9 cadelas e 1 gata. “Desses 10 animais, 9 eram câncer de mama e 1 era outro tipo de tumor, hemangiosarcoma”, explicou.

Tatiane salientou que, todos os tutores dos animais diagnosticados com tumor, foram informados sobre o tratamento no próprio hospital ou em clínicas que melhor desejarem.

“Além da consulta, colocamos bandanas nos animais e entregamos aos donos brindes de ração, camisetas, bonés. Ainda foi realizado um sorteio de 3 kits da Special Dog, nosso parceiro, contendo cadernos, canetas, abridores, bonés, entre outros”, disse.

TUMORES DE MAMA

Trata-se de uma doença causada pela multiplicação anormal das células das glândulas mamárias, formando um tumor, também chamado de neoplasia. Os tumores de mama podem ser benignos ou malignos, considerados câncer quando malignos.

A melhor forma de prevenção do câncer de mama é a castração do precoce do animal. Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são a neoplasia mais frequente, representando de 50% a 70% de todos os tumores. Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver tumores de mama.

Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que, mais de 80% são malignos. A castração precoce em gata reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões mamárias.