A divulgação da Portaria nº 545 do MEC é o desfecho de um processo que começou com a divulgação do Edital nº 6, de 23 de dezembro de 2014, quando o MEC realizou uma chamada pública para mantenedoras de Instituições de Ensino Superior interessadas em participar da seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina em vários municípios brasileiros.

Liderada pelo Reitor, Pe. Luigi Favero, e sob a coordenação do Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, uma equipe multidisciplinar do UniSALESIANO participou da chamada pública, que teve duas fases de classificação. Nas duas, o UniSALESIANO foi classificado em primeiro lugar e, em 10 de julho de 2016, foi escolhido como vencedor das propostas para a instalação do curso de Medicina em Araçatuba.

Durante o período de recursos, porém, ações impetradas em outras cidades brasileiras acabaram por atrasar o cronograma de criação dos 37 novos cursos de Medicina no Brasil. Os recursos foram parar no Tribunal de Contas da União (TCU) e somente no final de julho deste ano o Tribunal autorizou a continuação do processo.

Na próxima semana, o presidente da Missão Salesiano de Mato Grosso – MSMT (Mantenedora), Pe. Gildásio Mendes dos Santos, e o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, irão a Brasília para assinar, no Ministério da Educação, o compromisso de iniciar o curso de Medicina em Araçatuba. O curso iniciará com 65 vagas por ano.

Em uma entrevista coletiva convocada para esta quarta-feira (28/09), o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, dará detalhes sobre os próximos passos para a implantação do curso de Medicina do UniSALESIANO de Araçatuba.