Acadêmicos do 7º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO, que são membros da Liga Acadêmica de Clínica Médica São Lucas, tiveram um trabalho relacionado à Síndrome de Miller Fisher aceito para publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Orientado pelo Prof. Dr. Vinicius Nakad Orsatti, o trabalho consistiu no relato de um caso de uma mulher de 51 anos, da cidade de Penápolis, admitida em um hospital de Araçatuba com quadro de arreflexia, ataxia e oftalmoplegia.
No contexto clínico, foi suspeitada a hipótese de Síndrome de Miller Fisher, dando início ao processo de investigação com base nos critérios diagnósticos e tratamento.
Essa síndrome é uma desmielinização dos nervos cranianos e periféricos, gerando graves consequências para o paciente como, por exemplo, redução ou ausência dos reflexos, paralisia do III, IV e VI nervos cranianos e ataxia.
“Eu e alguns membros da Liga fizemos o estudo de caso. Realizamos anamnese e exame físico na paciente; colhemos os dados e realizamos o artigo. Ficamos muito felizes com o aceite”, disse o acadêmico Tony Maronesi Bagio, ao lembrar que a publicação deverá sair em breve.
Além de Tony, integram o trabalho os alunos: Eduardo Alexandre Geumaro, Luísa Augusto Melhado, Lucas Seiki Sasaki, Mateus Ambrósio Martins Silva e Vinícius Cortellazze Lima.