A Aula Magna dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO contou com a “presença virtual” de profissionais renomados em suas áreas, como o Sales Agent At G.Tec Guger Tecnologies, da Áustria, Mr. Francisco Fernandes, e o Gerente de Projetos da Andritz Hydro Brasil, Eng. Paulo D. Siqueira Brito. O evento foi realizado na noite do dia 12 de abril, por meio da Live Stream.
O palestrante Francisco Fernandes, que representa a empresa g.tec Medical Engineering – uma das corporações mais prestigiadas internacionalmente na área de pesquisa, inovação tecnológica e fabricação de produtos médicos para neurociência – abordou o tema “Conectando máquinas ao cerébro: a nova revolução industrial”.
O profissional destacou o desenvolvimento de equipamentos que envolvem a “interface cérebro-máquinas”, conhecidos como BCI (brain-machine interface, em inglês). As BCIs são dispositivos altamente sofisticados, dotados de uma inteligência artificial embarcada que permite a pesquisa na área médica neurológica, permitindo desde o mapeamento elétrico cerebral até a aquisição e processamento destes sinais para o controle de qualquer dispositivo robótico, via ação voluntária da “imageria cerebral”.
Já o engenheiro da Andritz, Paulo Brito, ministrou palestra sobre “Os desafios de um projeto de aproveitamento hidroelétrico”. Apresentou também sua experiência profissional dentro da empresa, que é uma das líderes no mercado de soluções em serviços e equipamentos para o setor de geração de energia elétrica no mundo e, particularmente, no Brasil.
Brito mostrou o cenário de algumas instalações de usinas hidroelétricas no país, com detalhes técnicos operacionais, desde a elaboração de um projeto, sua implantação e também a etapa de manutenção. Mostrou também, de maneira aprofundada, determinados equipamentos e procedimentos técnicos absolutamente específicos e pontuais, como alguns modelos de turbinas.
O Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, afirmou que a Aula Magna trouxe perspectivas profissionais bastante promissoras para diversas aplicações em engenharias. “Trouxe uma inestimável contribuição para os conhecimentos acadêmicos universitários, tanto para os profissionais docente quanto para os acadêmicos”, analisou.
Por sua vez, o Coordenador do Curso de Engenharia Civil do UniSALESIANO, Prof. Giuliano Pincerato, destacou a importância da multidisciplinaridade entre os cursos, que exalta o trabalho em equipe, a contribuição dentro do planejamento das obras e os valores agregados tanto para que os acadêmicos como para os profissionais docentes. “É muito satisfatório para nós termos a oportunidade de trazer profissionais de cantos distantes e saber o que está em alta na atualidade”, concluiu.