O UniSALESIANO lançou em seu site – www.unisalesiano.com.br os anais do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2020, com 78 resumos de trabalhos que contemplam as áreas de Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Vida. Do total de artigos escritos por acadêmicos do UniSALESIANO de Araçatuba e Lins, 32 foram com fomento institucional e 46 com participação voluntária.
Das dezenas de artigos que constam no períodico, alguns deles são intitulados, como: Viabilidade do tijolo com fibra de coco na construção; a Neuroarquitetura no Âmbito Corporativo; Transgêneros: transcendendo o mercado de trabalho; O reconhecimento da herança digital no ordenamento jurídico brasileiro; Perfil Epidemiológico da Covid-19 no Brasil; O uso da ozonioterapia no tratamento de feridos de equinos; Avaliação Neuromuscular em Praticantes de Crossfit; entre outros.
Um dos coordenadores do PIBIC do UniSALESIANO, Prof. Paulo Umeno Koeke, afirmou que, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, no ano passado, a apresentação dos trabalhos foi feita no formato virtual. “Foi diferente dos anos anteriores, em que há uma exposição dos trabalhos, presencial. No entanto, deu tudo certo e tivemos um aumento considerável na exposição de trabalhos”, disse Koeke.
O objetivo do PIBIC, segundo o coordenador, é estimular os acadêmicos do UniSALESIANO a se aprofundarem em métodos científicos, adquirindo a oportunidade de melhorar o currículo através de publicações de artigos em revistas, em eventos científicos, além de ampliar a rede de contatos.
“É um programa que estimula o senso crítico dos acadêmicos, ajuda na formação de profissionais que atuam na ciência. Não tenho dúvidas de que contribui muito para o exercício da leitura, do aprendizado de novas línguas e melhora da escrita, também”, completou. Todos os participantes (bolsistas e voluntários), com projetos submetidos e aprovados, recebem ainda um certificado com carga horária, válido para Atividades Complementares.
O Pró-Reitor do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, ressaltou que é possível notar, ano a ano, a evolução das pesquisas científicas dos acadêmicos do UniSALESIANO. “A cada ano que passa, vemos que o empenho dos nossos alunos aumenta, com trabalhos de grande relevância e importância para a sociedade”, frisou.
Por sua vez, o Diretor do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, destacou ser importante este trabalho – PIBIC – que se apresenta como uma forte culminância acadêmica. “Convido a todos os interessados na área científica a fazer a leitura aprofundada dos resumos dos trabalhos dos alunos do UniSALESIANO”, concluiu o diretor.