O segundo semestre letivo de 2016 foi iniciado com reuniões gerais realizadas em Lins e em Araçatuba. O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, participou da reunião geral em Lins, acompanhado do Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, e o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Neto. Na reunião, realizada na sexta-feira (29/07), à noite, estavam também a Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Prof.ª Heloisa Rovery, professores, funcionários e representantes de alunos. Entre os assuntos tratados destacam-se a utilização de metodologia ativa nas salas de aulas, a integração entre as diversas áreas da instituição e a campanha do vestibular.

Em Araçatuba, a reunião realizada no sábado pela manhã foi aberta com um Momento de Oração, conduzido pelo Pe. João Neto. Em seguida, o Reitor Pe. Luigi Favero falou sobre a importância da participação de funcionários e representantes de alunos na reunião geral que acontece todo início de semestre e justificou: “todos nós somos importantes. Todos nós construímos a grande catedral”.

Ele também falou sobre a construção, já em andamento, de um novo prédio de seis mil metros quadrados no campus de Lins e sobre a liberação, por parte do Tribunal de Contas da União, do processo para a instalação de cursos de Medicina em várias cidades brasileiras, entre elas o UniSALESIANO de Araçatuba. Falta apenas o MEC publicar normas de procedimentos para que o Vestibular de Medicina seja agendado.

Ele relatou ainda a viagem que fez à Itália onde participou do Jubileu dos padres e da VII Assembleia Geral das Instituições de Ensino Superior dos salesianos, que foi realizada em Roma entre os dias 4 a 9 de julho. Participaram 60 instituições superiores salesianas de todo o mundo. Ele finalizou ressaltando o pronunciamento do Reitor-Mor dos salesianos, Pe. Angel F. Artime, aos representes das IUS destacando que “o diferencial de nossas instituições no mundo todo é a pastoral salesiana”.

Em seguida, Pe. João Neto falou sobre as atividades desenvolvidas pela Pastoral Universitária do UniSALESIANO, destacando a interação com o Centro Psicopedagógico do UniSALESIANO que vem obtendo sucesso no atendimento aos acadêmicos. Os presentes também foram convidados a participar da Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, que acontecerá em outubro próximo.

O Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, falou sobre o trabalho assistencial que é realizado pelo UniSALESIANO no Oratório Dom Bosco, no bairro Água Branca III, na periferia de Araçatuba, informando sobre os projetos que já são desenvolvidos, as iniciativas para potencializar os trabalhos e a busca por voluntários. Ele também abordou a colocação dos cursos do UniSALESIANO no IGC (Índice Geral de Cursos) e a boa performance dos cursos de engenharias no RUF (Ranking Universitário Folha), do jornal Folha de São Paulo.

Outro assunto tratado foi a publicação de artigos por professores e alunos que agora já contam com uma Revista eletrônica no curso de Engenharias, enquanto também estão sendo finalizadas as revistas dos cursos de saúde e ciências humanas e sociais.

O Prof. Fernando Eguia falou sobre as novas metodologias que serão aplicadas na Metodologia Ativa desenvolvida pelo UniSALESIANO a partir da participação no Consórcio SthemBrasil e Laspau, ligado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A Prof.ª Rossana Cabrera Rosa apresentou os resultados de uma pesquisa interna com acadêmicos dos primeiros anos. Foram entrevistados 1.151 alunos. 77,45% deles informaram que optaram por estudar no UniSALESIANO por causa da qualidade do ensino. Ela também apresentou uma pesquisa feita com visitantes da Semana da Cultura e Cidadania do UniSALESIANO, realizada em setembro do ano passado.