O acadêmico Felipe Abrantkoski Borges, do 3º ano do Curso de Medicina do UniSALESIANO, emplacou dois artigos relacionados a um estudo sobre nódulos tireoidianos nas revistas científicas internacionais: Acta Cytologica, da Suíça, e a Cytopathology, do Reino Unido.
Dados do estudo também serão apresentados pelo acadêmico na 7ª Comunicação Científica PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) do UniSALESIANO, no dia 28 de novembro, às 9h; e no 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Salva o Mundo, do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), de 8 a 11 de dezembro de 2020. Ambos os eventos serão realizados no formato online.
Por gostar da área de pesquisa, Felipe disse que decidiu contatar o docente da Disciplina de Patologia e médico patologista, Prof. Dr. José Cândido Xavier Júnior, já no 1º ano do Curso, para tentar colaborar em alguma pesquisa que estivesse sendo idealizada pelo patologista.
“Percebi que o Dr. José Cândido era bastante engajado nessa área. Então, juntos, durante um ano, analisamos a efetividade do exame de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) em nódulos da tireoide puncionados em pacientes de Araçatuba e região de 2016 a 2019”, explicou Felipe.
Eficácia
A conclusão da pesquisa permitiu, por meio da coleta de dados, conhecer a epidemiologia e a prevalência desta neoplasia na região, bem como observar a eficácia do exame da PAAF nos nódulos tireoidianos de diversos tamanhos e categorias citológicas. “A partir dessa conclusão, escrevemos alguns artigos e enviamos às revistas de grande relevância. Dois deles foram publicados e estamos honrados com isso”, comentou o acadêmico.
Felipe ressaltou a importância do investimento do aluno na área de pesquisa científica, pois enriquece o currículo e aumenta as chances de ingresso em residências médicas. “Também não poderia deixar de agradecer e honrar o Dr. José Cândido, um profissional excelente, que acrescentou muito em minha vida acadêmica”, disse.
Por sua vez, o Prof. Dr. José Cândido afirmou que participações em congressos e revistas científicas são formas de divulgar a Instituição, colaborar com a formação acadêmica e consolidar o UniSALESIANO como Centro de pesquisa. “Meu desejo é que mais alunos invistam na iniciação científica”, concluiu.