O UniSALESIANO promoveu a segunda noite de colação de grau para formandos de cinco cursos de saúde, no dia 18 de dezembro. Mais de 170 ex-alunos receberam o diploma nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina Veterinária.

 

No total são cinco dias de formatura festiva – 15, 18, 19, 21 e 22 de dezembro – que é realizada dentro da Igreja Universitária da instituição de ensino superior.

 

O cerimonial iniciou às 20h com a entrada dos membros da mesa, Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, Pró-reitor Acadêmico, André Ornellas, coordenadores de cursos e professores, seguidos dos formandos.

 

A abertura do evento e a Celebração Religiosa foram feitas pelo reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi. “Primeiro momento desta formatura é uma celebração para agradecer a Deus e todos juntos nos alegrar porque Deus é nosso Pai. Aquele que mais se alegra essa noite é nosso Pai, que vê os filhos crescerem e chegarem num momento bonito da própria vida”, disse.

 

Em sua homilia, o padre citou a parábola do bom samaritano, que é quando um jovem pergunta a Jesus o que é mais importante na vida. A resposta: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e amarás teu próximo como a ti mesmo”. Novamente, o jovem questiona: “Mas quem é meu próximo?”. E Jesus conta a história de um samaritano que ajudou um homem vítima de assaltantes, pagando a noite para ele em uma hospedaria. “O próximo é quem cuidou daquele homem. Vai e faz a mesma coisa”, disse Jesus.

 

Diante dessa passagem, Pe. Luigi aconselhou os formandos dos cursos de Saúde a cuidarem bem das pessoas, pois serão profissionais preparados, inteligentes e dedicados.

 

O reitor também informou aos presentes as excelentes colocações em que se encontra o UniSALESIANO no ranking do MEC (Ministério da Educação). No caso do IGC (Índice Geral de Cursos), o UniSALESIANO está entre as 17% melhores do país dentre 2.500 instituições universitárias, com nota 4. “Para ter um conceito grande precisa que todos os componentes sejam de alta qualidade. Não adianta ter uma boa reitoria e bons professores se os alunos são fracos, preguiçosos e desinteressados. Mas graças a Deus vocês são inteligentes, corajosos e interessados na vossa profissão”, comentou o padre, ao pedir uma salva de palmas.

 

Foi lembrado também que o UniSALESIANO é o 11º melhor centro universitário do Brasil dentro de um universo de 161. Já no Estado de São Paulo, que possui 54 centros, a instituição é a melhor quando se fala de graduação. “E olha que nosso Estado é uma potência”, completou.

 

“O Papa Francisco fez uma teleconferência com alunos de uma universidade do Japão, recentemente. Um deles perguntou por que vale a pena estudar e fazer universidade. O papa respondeu que a gente estuda para ajudar os outros nas suas necessidades. Então, essa é a finalidade de vocês, servir os outros, como fizeram seus pais, que ajudaram vocês a chegarem até aqui”, disse o padre, e finalizou com a seguinte poesia: “Sonhei que a vida era uma festa, acordei e vi que a vida era serviço; servi e encontrei a alegria de viver.”

 

O evento seguiu com o Juramento dos formandos, que é instante em que eles se comprometem com a ética e com os deveres sagrados da profissão que abraçaram. O juramento foi feito pelo formando Diego Leandro de Brito Fidalgo, do curso de Fisioterapia.

 

Logo em seguida aconteceu a imposição do chapéu e entrega dos diplomas aos formandos; e discurso do orador, representado pela enfermeira Raissa da Silva Parmigiani. Houve também o discurso do Paraninfo, que, no caso, foi feito pela professora Eliane Patrícia Cervelatti.

 

Os formandos homenagearam o Reitor e Pró-Reitor Acadêmico da instituição, representados pela farmacêutica Lais Teles Gomes Ferreira dos Santos e Bianca de Oliveira Romagnoli, respectivamente.

 

Também foram homenageados os coordenadores e professores dos cursos. Os pais foram lembrados com belas palavras de agradecimentos proferidas pela fisioterapeuta Flaviane de Oliveira Zago.

 

Por fim, o UniSALESIANO entregou a Medalha de Honra ao Mérito de melhor aluno de cada turma: Enides Gomes (Biomedicina), Gabriela Duarte da Mata (Enfermagem), Pricila Bego Garcia (Farmácia), Vinicius Henrique Ferreira Monteiro (Fisioterapia – diurno), Caroline Santa Grosso (Fisioterapia – noturno) e Camila Dezembro Dutra de Souza (Medicina Veterinária).

 

A solenidade foi encerrada pelo reitor, que aconselhou os formandos a continuarem a estudar, pois na vida “temos que procurar o melhor para nós e para os outros”.

 

Pe. Luigi lembrou que o UniSALESIANO continua sendo a casa de todos e que Jesus veio e os anjos cantaram: glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade. “Que vocês sejam anjos portadores de paz, qualificação e de amor para todos. Feliz Natal, boa noite e que Deus abençoe todos!”, concluiu.