O docente do curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO, Prof. Mayk Choji, foi o campeão da 1ª Maratona Hacking, promovida pela Achilleas Segurança da Informação, na região de Araçatuba, nos dias 26 e 27 de setembro.
O evento reuniu 20 participantes na disputa do CTF (Capture the Flag), uma modalidade de competição entre hackers desafiados a desvendar problemas sobre Segurança da Informação. Dos 100 desafios, o docente do UniSALESIANO conseguiu resolver 98 e conquistou a 1ª colocação. Como prêmio, Choji ganhou uma cadeira Gamer Alpha Gamer.
O CTF foi executado no estilo “Jeopardy”, onde o jogador precisa resolver desafios de segurança da informação (para capturar as chamadas “flags”) que valem pontos de acordo com a complexidade que possuem. Ganha quem, no final, obtiver a maior pontuação.
Em resumo, são competições que envolvem diversas competências dos profissionais/estudantes/entusiastas para a resolução de desafios relacionados à infosec (segurança da informação), com o objetivo de capturar a bandeira (normalmente um código) e pontuar.
“Gostaria de agradecer ao Kaique Bonato, da empresa Achilleas, e demais, pela organização do evento. Foi uma experiência incrível: foco e diversão do início ao fim. Que tenhamos mais eventos do tipo em nossa região e que nossos alunos possam se engajar cada vez mais nessa área dinâmica e cheia de desafios que é a segurança da informação!”, concluiu o docente.