Os ex-alunos do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, Taís Lobo Maran e José Carlos Soares Júnior, integram o grupo de médicos residentes do Programa de Residência da Faculdade de Medicina Veterinária na Unesp de Araçatuba que participam das atividades de enfrentamento à Covid-19, junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Os profissionais desenvolvem as ações na UBS-COVID, com atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios, onde são realizados o primeiro atendimento e a coleta de material para detecção do vírus. Também são realizadas visitas nas casas dos pacientes dos grupos de risco e que estão sob monitoramento da Atenção Básica de Saúde do município.
Formado há dois anos em Veterinária, Júnior afirmou que participar desse tipo de atividade é uma experiência nova e diferente, que agrega conhecimento na área profissional e pessoal. “Temos acesso a famílias extremamente carentes, que precisam de atenção. E fazemos isso com total segurança, com envolvimento humano porque trabalhamos com proteção contra a Covid-19”, salientou.
Por sua vez, Taís, que se formou em 2019, disse que estava preocupada no começo, por estar na linha de frente com a doença. “Mas, fui tão bem recebida e vi que esse trabalho faz diferença na vida das pessoas, e isso é gratificante”, afirmou.
As atividades realizadas pelos médicos veterinários residentes são feitas sob supervisão da docente Flávia de Almeida Lucas, coordenadora do programa de residência da Faculdade de Medicina Veterinária na Unesp de Araçatuba.