O 1º Simpósio de Endocrinologia e Metabologia do UniSALESIANO, promovido pela LAEM (Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia) do curso de Medicina, atraiu 500 pessoas, que receberam certificado de participação no evento online.
Entre os dias 29 e 31 de julho, aconteceram seis palestras no ambiente virtual, ministradas por profissionais de renome em suas áreas. São eles: endocrinologistas Dr. Ângelo César Jacomossi (Obesidade e Sars-CoV-2) e Dr. Frederico Fernandes Ribeiro Maia (Métodos contraceptivos e hipertrofia nas mulheres); médicos do esporte Dr. Luiz Paulo de Souza Pinto (Esteróides anabolizantes em mulheres e a ação do médico no controle dos efeitos colaterais) e Dr. Luiz Henrique Yamamoto Tintori (Esteróides anabolizantes no dia a dia do médico); o nutrólogo, Dr. Diogo Sarmento Simão (Dieta cetogênica no manejo do diabetes) e o urologista, Dr. Conrado Alvarenga (Endocrinopatias da infertilidade masculina e cuidados após uso de esteróides anabólicos).
De acordo com o presidente da LAEM, o acadêmico do 4º termo de Medicina, Bruno Jorge Bianchi, o objetivo do simpósio foi levar conhecimento aos participantes sobre a área e trazer para o ambiente acadêmico temas variados e que precisam ser explorados por ser carregados de certos preconceitos.
“São temas ainda controversos na medicina, como, por exemplo, esteroides anabolizantes. Achamos interessante a abordagem desse tipo de conteúdo para o ambiente acadêmico, que possui uma diversidade de estudantes e cada um tem o desejo individual de seguir determinada especialidade”, explicou Bianchi, que pretende atuar na área de endocrinologia e medicina esportiva.
Bianchi, em nome de todos os integrantes da Liga, afirmou ter sido gratificante atingir acadêmicos de Medicina, médicos e profissionais de outras áreas da saúde, que se inscreveram e manifestaram interesse pelo conteúdo tratado no evento.