As ex-alunas do curso de Engenharia Civil do UniSALESIANO, Naiara Lima, de 28 anos, e Rebeca Cavichia Martins, 24, comemoram a aprovação no mestrado da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, na área de Geotecnia.
As duas profissionais começam o programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental neste segundo semestre.
Naiara contou que já era formada em Design, tendo feito estágio na área de arquitetura. Portanto, após uma análise de mercado entre arquitetura e engenharia civil, optou pela segunda. “O UniSALESIANO é considerado na cidade o melhor para esse curso. Por isso, decidi pela Instituição e me formei em 2019”, disse.
Ela lembrou que, na época da graduação, foi questionada pelo coordenador do curso, Prof. Giuliano Pincerato, se sabia abordar de forma relativa algum assunto estudado durante o curso. “Me deu um estalo e, após conversa com o Prof. Gamino, me interessei em fazer o mestrado na área de Geotecnia”, completou.
A preparação para o processo de aprovação do mestrado foi baseada, segundo Naiara, em muito estudo, com foco principal na execução do pré-projeto de pesquisa. “Foi trabalhoso e requereu muita dedicação e atenção aos detalhes”, comentou Naiara, que pretende investir na carreira acadêmica, buscando sempre conciliar o lado prático da profissão.
Regular
Já a engenharia civil Rebeca, que se formou no UniSALESIANO em 2018, teve contato com o mestrado em Geotecnia da Unesp, há dois anos, como aluna especial. “Como consegui um emprego na área, fiquei apenas assistindo as disciplinas até conciliar os dois”, explicou.
Neste ano, Rebeca decidiu entrar como aluna regular e, assim, dar início ao seu projeto de pesquisa. “Tive facilidade na aprovação graças ao UniSALESIANO, que me proporcionou a monitoria acadêmica e a iniciação científica”, afirmou, ao ressaltar que estudará, no mestrado, o comportamento mecânico e hidráulico de solo argiloso aditivado quimicamente.
Rebeca também pretende seguir a carreira acadêmica com o objetivo de incentivar seus futuros alunos a se dedicarem à pesquisa e aos estudos.
Na opinião do coordenador do curso de Engenharia Civil do UniSALESIANO, Prof. Giuliano Pincerato, as aprovações em mestrados, por exemplo, se devem, primeiramente, ao esforço dos alunos, seguidas de todo um conjunto oferecido pelo UniSALESIANO. “A nossa Instituição preza pela qualidade de ensino, uma boa formação. Por isso temos docentes extremamente capacitados”, concluiu.