Ter conquistado o cargo de Principal QA Engineer da Capco – empresa voltada à consultoria internacional do setor de tecnologia com foco na área financeira – foi primordial na vida do jovem Júlio de Lima, de 34 anos, que se formou em TDS (Tecnologia e Desenvolvimento de Sistema) no UniSALESIANO.

No entanto, Lima almeja novos sonhos e, um deles, é obter o título de mestrado para poder trabalhar com tecnologia fora do Brasil. E ele está chegando lá: no próximo mês, entregará sua dissertação em Engenharia Elétrica e Eletrônica com foco em Inteligência Artificial.

Mas, antes, precisou cumprir um dos pré-requisitos para conquista do título, que foi a publicação de um artigo e a apresentação do mesmo em uma conferência internacional. “Gostei muito da disciplina de Computação Natural, então, resolvi escrever um artigo sobre um algoritmo de seleção negativa baseado nessa disciplina. Ou seja, esse algoritmo consegue ajudar times de engenharia de software a identificarem se a integração contínua teve uma falha real ou uma falha não determinística”, explicou.

O artigo científico sobre inteligência artificial, intitulado “Sensitivy Analysis of the Negative Selection Algorithm Applied to Anomalies Identification in Builds” – Análise de sensibilidade do algoritmo de seleção negativa aplicado à identificação de anomalias em Builds, foi aprovado em uma conferência internacional de Engenharia de Software, realizada no Panamá. “Fui ao Panamá e apresentei esse artigo, que também foi publicado, no mês passado, em uma das revistas mais conhecidas e respeitadas na área da engenharia elétrica e eletrônica do mundo, a IEEE”, comentou. O artigo pode ser acessado pelo endereço https://ieeexplore.ieee.org/document/9073958.

Lima afirmou estar sendo muito difícil a busca por esse título, no entanto, considera a jornada de muito aprendizado e, segundo ele, ser reconhecido pela comunidade científica como um produtor de conteúdo que faça a diferença no mundo da engenharia elétrica e eletrônica, é algo que o deixa muito feliz e satisfeito.

Além disso, o jovem considera como um dos fatores-chave na decisão da busca pelo título, a inspiração no professor universitário do UniSALESIANO, Sérgio Tonsig. “Há muitos anos tive uma conversa com Tonsig sobre o mestrado e ele me mostrou as inúmeras oportunidades que eu teria se fosse por esse caminho. Ele me inspirou e me motivou, é uma referência de ensino para mim”, concluiu.