Alunos do 9º termo do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, que atuam no setor de Estágio Supervisionado para a Saúde Pública, desenvolveram uma atividade voltada às mulheres que frequentam o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do município de Araçatuba, com o tema “Incontinência Urinária”.

De acordo com a Prof.ª Carolina Vicentini Verdi, mesmo no período de isolamento social, as ações de estágio supervisionado continuam de forma remota, com resultados positivos. “Neste caso, nossos alunos criaram um vídeo e panfletos de conscientização e orientação sobre o tema, que foram encaminhados via Whatsapp para as participantes do NASF”, explicou.

Vídeo

Incontinência urinária ocorre quando há perda involuntária da urina, podendo ser por esforço (tossir, dar risada ou pegar peso), de urgência (perda involuntária de urina acompanhada por forte desejo de urinar), ou mista (esforço e urgência).

O problema pode ser causado por infecções urinárias; fraqueza dos músculos do assoalho pélvico; obstrução da uretra pelo aumento da próstata; doenças que afetam as raízes nervosas; alguns tipos de cirurgia ginecológica, entre outros.

No vídeo produzido pelos alunos e editado pelo orientador, há sugestão de exercícios autogerenciados, como conscientização da musculatura do assoalho pélvico e agachamentos.

Além de Carolina, a supervisão é feita também pela docente Cintia Lavorato Mendonça, com orientação do Prof. Fernando Henrique Alves Benedito, coordenação clínica da Prof.ª Graziele Simões, e da coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Carla Komatsu Machado.