Voluntários do “Oratório Dom Bosco”, projeto social do UniSALESIANO, estão ajudando na entrega de kits de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção que moram nos bairros localizados na região do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Umuarama.
Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social de Araçatuba com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas nos serviços sociais devido à prevenção ao novo coronavírus. “Começamos a fazer esse trabalho na semana passada, quando entregamos 49 kits de legumes e verduras nas casas dos atendidos pelo CRAS. Ontem (1º de abril), entregamos mais 19 kits”, disse a coordenadora do curso de Psicologia do UniSALESIANO, Prof.ª Mirella Justi, ao completar que a intenção é continuar a entrega até enquanto houver o isolamento social. “Queremos que os idosos e as pessoas mais suscetíveis a essa doença fiquem em casa.”
Além de Mirella, integram o grupo de voluntários do Oratório Dom Bosco: a coordenadora do curso de Educação Física do UniSALESIANO, Prof.ª Juliana Maria Mitidiero, Elisângela Messias de Souza Silva, Ellen Mota Ribeiro dos Santos, Márcia Regina Brites Sgobi Barbosa, Celia da Silva e Nivaldo Pereira de Souza.
ORATÓRIO
O UniSALESIANO responde pelo “Oratório Dom Bosco”, uma atividade social que tem o objetivo de reunir crianças e jovens aos sábados para atividades recreativas, formativas, culturais e religiosas. Está sob o comando do Reitor, Pe. Luigi Favero, e tem como responsável também o Pró-Reitor Acadêmico e de Graduação, Prof. André Ornellas.
Desde abril de 2016, todas as tardes de sábado, as crianças e adolescentes são beneficiadas com acesso ao esporte, por meio da Escolinha de Futebol e jiu-jitsu; e atividades lúdicas e recreativas, que englobam as aulas de bijuterias, pintura, biscuit, além de balé, violão e teclado.
Os participantes são recebidos no projeto pelos professores e alunos do UniSALESIANO e pelos casais da comunidade salesiana local. Contam sempre com uma acolhida feita por um padre ou pelos próprios professores. Depois das aulas, os participantes ganham lanches.