O UniSALESIANO realizou a Cerimônia de Entrega dos Jalecos aos alunos da 4ª Turma do Curso de Medicina. A solenidade aconteceu na manhã do dia 6 de março, no auditório Papa Francisco, com a presença de centenas de pais, familiares e amigos dos novos acadêmicos.

Em seu discurso de abertura, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que um sonho está se realizando, um sonho dos pais, em primeiro lugar, e depois dos filhos, de serem médicos. Pe. Luigi citou a fala do Papa Francisco durante um encontro com médicos, tempos atrás.

“Na conversa, o Papa terminou dizendo que os médicos devem ser peritos em humanidade, isto é, especialistas em humanidade”, afirmou. O Reitor ainda aconselhou os alunos a não se esquecerem de dois grandes remédios que fazem sempre o bem: o carinho e o sorriso.

Sobre o jaleco, Pe. Luigi ressaltou que a roupa dignifica o médico e a cor branca transmite dignidade, beleza, luz e paz.

O coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, contou aos presentes a história do uso do jaleco, que é um símbolo emblemático, um marco no início da carreira de um médico. Segundo ele, a cerimônia de entrega do jaleco é recente no Brasil e poucas universidades a tem como tradição, o que inclui o UniSALESIANO.

“Tenho três conselhos que julgo importantes para o sucesso de vocês, que são médicos em formação: primeiro, para uma boa formação em medicina é necessário trabalho, comprometimento e muita doação; segundo, o bom médico necessita aprender sempre, sem jamais achar que já sabe tudo; e terceiro, humildade, que é a base da evolução, da correção e dos acertos”, disse.

Após as palavras do coordenador, os jalecos foram entregues aos acadêmicos pelos seus padrinhos e professores, seguido da benção pelo Pe. Luigi Favero e, depois, a leitura da Saudação ao Jaleco.

Em seguida, a delegada do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em Araçatuba, Dr.ª Luciana de Arruda Campos, leu o Código de Ética Médica.

Por fim, Pe. Luigi parabenizou os alunos e os pais pela conquista. “Me contaram que essa turma é de gente muito preparada, muito boa. Parabéns para vocês. Realmente, ser médico, é um grande privilégio”, concluiu