O curso de Medicina do UniSALESIANO marcou presença na Campanha do Câncer de Pele, que abre o “Dezembro Laranja”, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). O evento aconteceu gratuitamente, no sábado, dia 7, no NGA-2 (Núcleo de Gestão Ambulatorial), em Araçatuba.

A docente do curso, a dermatologista Denise Rodrigues Poletto, foi a responsável pela coordenação da campanha em Araçatuba e, junto com ela, participaram 17 acadêmicos de Medicina, dentre eles, integrantes da Liga de Dermatologia.

“Estávamos em 17 dermatologistas de Araçatuba e Birigui. Conseguimos atender 475 pessoas e identificamos 118 pacientes com suspeita de câncer de pele”, afirmou.

Segundo a médica, o objetivo da campanha da SBD é oferecer atendimento gratuito, por meio dos dermatologistas, à população necessitada. “Fizemos uma triagem e também orientamos sobre os riscos do câncer de pele. Quanto mais precoce for a busca pelo atendimento, maiores as chances de cura e com menos sequelas”, explicou.

DEZEMBRO LARANJA

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.