Dois trabalhos de iniciação científica de alunos dos cursos de Biomedicina e Engenharia da Computação de Araçatuba foram “Destaques” do 8º Seminário de Iniciação Científica do PIBIC UniSALESIANO, realizado no dia 26 de outubro, no UniSALESIANO de Lins.

O evento tem por objetivo valorizar, destacar e divulgar os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na Instituição e promover o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos e professores.

O 1º lugar da área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra ficou com o trabalho desenvolvido pelo acadêmico Murillo Henrique Monteiro Nacfur, do curso de Engenharia da Computação: “Aplicativo para distribuição e propagação de mensagens com uso restrito de Internet”.

Na área de Ciências da Vida, o trabalho que ocupou o 1º lugar foi o da acadêmica Thaiene Mayume Garcia Tanizawa, de Biomedicina, intitulado: “Influência da inflamação broncoalveolar induzida por lipopolissacarídeo bacteriano em macrófagos peritoneais murinos”.

O professor Ânderson Kanegae Soares Rocha, que orientou o aluno Murillo, explicou que o trabalho deu origem a um protótipo de aplicativo que utiliza um método de distribuição e propagação de mensagens de alertas com baixa dependência de Internet para possibilitar que indivíduos desconectados possam receber tais informações e ainda atuar como agentes de propagação das mesmas.

“Quando um indivíduo que estiver conectado à Internet receber mensagens de alerta, ele poderá repassá-las para outros indivíduos próximos a ele por meio de outras redes de comunicação independentes de infraestrutura e esses indivíduos automaticamente poderão se tornar novos agentes de propagação e distribuição das mensagens de alerta”, disse.

Kanegae entende que, ao desenvolver um projeto de pesquisa com o objetivo de testar hipóteses e resolver problemas na prática, o aluno exercita, além do conhecimento técnico, habilidades e valores essenciais não somente no meio acadêmico, mas também no âmbito pessoal e profissional como, por exemplo, a sistematização de ideias, o planejamento de experimentos éticos e imparciais e a apresentação dos resultados.

O docente foi responsável pela orientação do acadêmico Gabriel de Almeida Leone, que também apresentou seu trabalho no mesmo evento, intitulado “Aplicativo Educacional para Simulação de Algoritmos de Ordenação de Dados”.

“O objetivo foi o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar o aprendizado de seus colegas de curso apresentando simulações mais visuais e interativas do que geralmente são utilizadas na sala de aula tradicional”, completou.

Em relação ao trabalho da aluna Thaiene, a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, considera a premiação um incentivo importante e enriquecedor a todos os envolvidos. Ela explicou que o desenvolvimento de pesquisa é um processo demorado e detalhado, que demanda estudo, dedicação, curiosidade, fidelidade aos dados e ética.

“Foi realizado a partir da linha de pesquisa da Orientadora deste trabalho, Profa. Dra. Alexandra dos Anjos Cassado, e eu tive a oportunidade de atuar como coorientadora, onde estudamos o processo inflamatório. O processo de pesquisa foi longo, mas a dedicação ao estudo nos trouxe resultados importantes e de expressão científica que foram reconhecidos através dessa premiação”, ressaltou.

Na opinião de Rossana, o PIBIC UniSALESIANO dá ao aluno a oportunidade de vivenciar a ciência e produzir conhecimento científico. “Isso traz a ele crescimento e amadurecimento no campo da pesquisa”, concluiu.