Mais de 30 jovens atendidos pela AMA (Associação de Amigos do Autista de Araçatuba) visitaram os espaços da “Feira de Profissões” e da “Science Days”, nos dois dias de evento no UniSALESIANO.

Os experimentos e projetos ligados à tecnologia, robótica, biotecnologia, inteligência artificial, realidade virtual, e a exposição do conteúdo aplicado nos cursos do UniSALESIANO, chamaram a atenção do grupo. “Essa oportunidade foi ótima, as duas feiras nos enriqueceram muito”, afirmou a psicóloga Luciane Canassa Pardini, que é coordenadora do “Projeto de Inclusão no Mercado de Trabalho”, da AMA.

Segundo Luciane, os alunos puderam ver de perto as novidades do mercado de trabalho relacionadas à tecnologia. “Fomos muito bem recebidos. Nos acolheram grandemente”, agradeceu a psicóloga.

Por sua vez, o professor do curso de Educação Física do UniSALESIANO, Ivo Pedon, que atende também a AMA, contou ter se sentido feliz com a experiência proporcionada aos autistas. “Eles adoraram todos os estandes, ficaram interessados com tudo o que viram. Houve uma socialização imensa com as pessoas ao redor”, afirmou.

REFERÊNCIA

O trabalho desenvolvido na AMA de Araçatuba tornou-se referência na região dada à dificuldade de realizar diagnóstico e tratamento educacional das pessoas com autismo, pois, até o momento não existe testes e exames de comprovação efetiva de diagnóstico.

Tem a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prestação de serviço assistencial, educacional, terapêuticos, orientações e apoio psicossociais às famílias visando à melhoria da qualidade de vida da pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Autismo Atípico, Síndrome Desintegrativa da Infância, Transtornos do espectro autista sem outra especificação).