Policiais Militares do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior 10), de Araçatuba, serão atendidos na Clínica de Nutrição do UniSALESIANO, instalada na UNA (Universidade da Melhor Idade), com o objetivo de melhorarem seu estado de saúde.
Para isso, 11 alunos do 5º termo do curso de Nutrição irão elaborar um plano alimentar adequado e personalizado aos 181 profissionais que passaram pela triagem do projeto “Em busca da saúde dos policiais militares de Araçatuba”.
De acordo com a docente responsável pelo projeto, Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, o objetivo é avaliar o estado nutricional dessa categoria sob ação de triagem para identificar grupos de risco e, consequentemente, trabalhar com o processo de educação e conscientização nutricional.
Daniela explica que a primeira etapa do projeto, realizada entre os dias 25 e 28 de junho deste ano, consistiu em buscar os dados demográficos, hábitos e estilo de vida, seguidos de uma avaliação antropométrica e da composição corporal por bioimpedância elétrica. Participaram das avaliações 135 homens e 46 mulheres.
A segunda parte do projeto aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto, com a realização da atividade chamada “Educação Nutricional”, na sistemática de roda de conversa entre os policiais e alunos de Nutrição, com supervisão de Daniela. Nestes mesmos dias, 34 policiais da Força Tática, Canil e Rocam participaram da primeira fase. “Eles também serão encaminhados para atividade de educação nutricional para seleção dos grupos e, em seguida, agendados para consulta nutricional”, explicou.
Segundo Daniela, intervenções que busquem estas práticas são de fundamental importância para melhora da qualidade e expectativa de vida desta população que promove a segurança do país. “Fiquei muito feliz em promover esta ação, cuidar da saúde de quem cuida da nossa sociedade. Mais feliz ainda em ouvir e ler os depoimentos dos meus alunos participantes do projeto”, comentou a docente.
Confira abaixo os depoimentos de dois acadêmicos:
“Eu não tenho palavras para expressar o que foi essa semana em minha vida. É muito gratificante ver a realização de um dos meus sonhos, de fazer as duas coisas que mais amo nessa vida, juntas. Parabéns Dani pelo projeto e pela iniciativa e parabéns também a todos nós que nos dedicamos e fizemos acontecer. É muito bom colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. Vejo nascer um projeto maravilhoso que tem tudo para dar certo e, quem sabe, futuramente, conseguimos uma equipe multiprofissional para o nosso meio. Parabéns a nós, futuras Nutris”. (Aluna Débora Lemos, do 5º termo de Nutrição e Policial Rodoviária)
“Como sabem, também faço parte desse quadro, vamos juntos mudar a estatística de longevidade e qualidade de vida de nossos policiais. Eu, particularmente, tenho muitos projetos em mente para o futuro, quem sabe juntos podemos levar ele adiante, penso a nível de Estado, ou mesmo de Brasil.” (Aluno Claudemir, do 5º termo de Nutrição e Escrivão de Polícia, de Birigui).