Sempre dedicado às atividades dentro da Igreja Católica, em Birigui, o jovem Lucas Pereira Fonzar, de 20 anos, chegou a cursar Engenharia Elétrica no UniSALESIANO, em 2017. Entretanto, o caminho do seminário falou mais alto e Fonzar escolheu ser um sacerdote.
Atualmente, o jovem se encontra no Pré-noviciado, um processo formativo salesiano realizado na Casa de Formação, em Indápolis – um distrito de Dourados (MS). “Sempre atuei na Igreja, em grupos de jovens e, dentro do UniSALESIANO, fui convidado a fazer parte da Pastoral Universitária, onde me identifiquei com a espiritualidade de Dom Bosco. Senti um chamado especial”, contou.
Fonzar foi convidado a participar de um cursinho vocacional na Lagoa da Cruz, em Campo Grande (MS), junto aos salesianos. De fevereiro a dezembro de 2018, viveu a etapa do Aspirantado, em que afirmou sua vocação dentro de uma comunidade salesiana. “Nessa etapa, a gente conheceu a vida cotidiana do salesiano. A maior parte do meu trabalho se passou dentro da Pastoral do Colégio São Gonçalo, em Cuiabá (MT)”, completou.
O próximo passo de Fonzar é vivenciar o Noviciado, no ano que vem, em Barbacena (MG). Lá, o jovem irá aprender a conviver como religioso para, depois, no dia 31 de janeiro de 2021, dar sua primeira profissão de votos como um Salesiano. “Então, como Salesianos, nos dirigiremos para Campo Grande, onde, por três anos, viveremos o Pós-noviciado, período de cursar a Filosofia. É uma fase mais intelectual”, frisou.
Após esse período, ocorrerá o Tirocínio prático, que é onde o salesiano, agora filósofo, viverá um estágio de dois anos dentro de uma casa da Inspetoria de Mato Grosso. “Daí, virá a formação específica, onde optaremos por uma formação final como presbítero ou ‘mestre’”, disse, ao explicar que, para ser padre é necessário estudar mais quatro anos de Teologia. “É o que vou seguir. Quero ser um salesiano padre.”