Baseados na metodologia ativa, 30 alunos do 5º termo do curso de Nutrição do UniSALESIANO apresentaram projetos de Educação Nutricional nas diferentes áreas de atuação do profissional nutricionista. Divididos em cinco grupos, os acadêmicos expuseram os banners na noite dia 8 de junho, no Bloco B da Instituição.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, os temas desenvolvidos foram relacionados à aplicabilidade de trabalhar a Educação Nutricional nas diferentes áreas de atuação do nutricionista: unidades de alimentação e nutrição, alimentação escolar, materno-infantil, saúde pública e clínica-doenças.

“O objetivo foi aplicar métodos interventivos na prática, ou seja, adotar estratégias que possam colaborar com a dificuldade e a realidade encontrada no campo da nutrição”, explicou.

Os temas foram pensados e discutidos em sala de aula e, numa segunda etapa, praticados nos ambientes escolhidos pelos alunos. Foram eles: Importância da promoção da higiene para crianças de um a cinco anos de uma creche de Birigui (projeto 1); Aplicação de Manual de boas práticas para serviço de alimentação (projeto 2); Orientação nutricional acerca dos benefícios da Salvia Hispânica L – “chia” (projeto 3); Conscientização da importância da alimentação no pré e pós treino em alunos de uma academia (projeto 4) e Alimentos enlatados e ultraprocessados: orientação nutricional para crianças (projeto 5).

TBL

“Essa avaliação prática contribuiu para o desenvolvimento de saber trabalhar em equipe, de forma a respeitar opiniões diferentes. O método TBL (Team-Bases Learning), que é a metodologia ativa, faz com que o professor fuja um pouco do cenário de lousa e recursos audiovisuais, fazendo com que o aluno busque novas informações, estimulando a leitura e colocando tudo na prática”, frisou Daniela.

Os projetos apresentados por meio de banners serviram como avaliação, no total de 10 pontos. As notas foram pertinentes ao entrosamento da equipe, participação, desenvolvimento do projeto e sua apresentação. “Todos os alunos expuseram muito bem seus trabalhos de forma dinâmica e interativa para toda a universidade”, finalizou a docente.