A Profª Dra. Elisa Helena Giglio Ponsano, da Unesp de Araçatuba, foi a palestrante da abertura oficial da 5ª Semana de Química do UniSALESIANO de Araçatuba, realizada na noite de quarta-feira (01/10). A cerimônia teve a presença do Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero. Os eventos vão até o dia quatro de outubro e destacam a importância da química como ciência e profissão; o tema deste ano é “Sem química, o Brasil não reage!”.
A abertura oficial, realizada na Sala do Tribunal do Juri, teve apresentação musical do cantor Pepa. Em seu pronunciamento, o Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, elogiou a iniciativa dos alunos que estavam todos vestindo uma camiseta do curso de Química. Ele também explicou aos alunos sobre a importância da iniciativa do UniSALESIANO que estava inaugurando, nessa mesma noite, a iluminação de toda a fachada do prédio principal do campus na cor-de-rosa, em adesão ao movimento “Outubro Rosa”.
Pe. Luigi confessou que inicialmente achava que essa iniciativa era “uma moda”, mas que ficou chocado quando teve contato com a realidade do problema do câncer de mama. “Numa das palestras das nossas semanas culturais, um médico oncologista de Araçatuba nos apresentou um estatísticas mundiais dessa doença e pudemos verificar que o problema atinge países desenvolvidos e também em desenvolvimento e a prevenção é sumamente importante. Desde então, vi que não era moda e sim uma necessidade. Trata-se de uma causa muito nobre”, conclui Pe. Luigi.
Ele também falou sobre a participação do UniSALESIANO no Fórum Nacional do Ensino Superior, realizado na semana passada em São Paulo. “Estamos vivendo a terceira onda de expansão do ensino superior no Brasil. Alguns especialistas falam que o ensino presencial pode até desaparecer no futuro, mas não acreditamos nisso. O ensino presencial presume a convivência, a amizade e a troca de experiências. Por isso, não vai deixar de existir”.
A professora Elisa Helena Giglio Ponsano, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, fez uma palestra sobre “Atividade Heterotrófica de Rubrivivax gelatinosus em efluentes de indústrias de alimentos”. Em seguida, houve debates e apresentação de trabalhos dos alunos.