Os acadêmicos dos Cursos de Engenharia de Bioprocessos e de Ciências Biológicas do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizaram uma visita técnica à empresa Agroenergética Fátima do Sul, produtora de álcool, nos dias 5 e 6 de maio. Na oportunidade, alguns alunos do curso de Farmácia interessados no processo também fizeram parte do grupo.
Durante a estadia na usina os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar todos os processos industriais de fabricação de etanol, comparecendo ao Centro de Operações e Informática – COI e observando o controle automatizado de todos os equipamentos industriais da empresa, bem como os controles gráficos das atividades de caldeiras, moendas e dornas, entre outros equipamentos que compõem a planta da usina.
Os trabalhos foram acompanhados pelo engenheiro Zabdiel Rodrigues de Moura, graduado pelo UniSALESIANO em 2011, que é o responsável pela automação e controle dos processos industriais da agroenergética. Após a apresentação institucional realizada pelo diretor superintendente, Rodolfo Cabrera, os acadêmicos conheceram também os laboratórios de análises e de microbiologia, onde são realizados o cultivo e tratamento de leveduras, as análises da qualidade do etanol produzido e as determinações de umidade, açúcar total, entre outros indicadores de produtividade da cana-de-açúcar.
Os acadêmicos percorreram toda a planta da indústria através das passarelas, para acompanhar o processo desde a chegada da cana, a moagem, a extração do caldo, a fermentação e a separação, até a produção final do etanol, incluindo o carregamento nos caminhões para a distribuição. Após o almoço oferecido pela usina, os acadêmicos seguiram para a lavoura onde conheceram o maquinário utilizado pela indústria, que tem 100% da colheita mecanizada, além de não fazer a queima da cana. Ali foi possível também observar o processo de adubação do solo e o controle biológico de pragas.
“A oportunidade de realizar este tipo de visita técnica é única, pois os acadêmicos puderam acompanhar processos industriais realizados em áreas restritas da indústria que, em outros locais e sob outras condições, eles não teriam a oportunidade de ver”, comentou a coordenadora dos cursos, a professora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa. Ela destacou que esta visão sobre a atuação profissional do engenheiro de bioprocessos e do biólogo na produção de biocombustível e energia limpa prepara e motiva de forma ímpar o acadêmico para um brilhante futuro profissional.
Na oportunidade, membros da direção da Agroenergética Fátima do Sul ofereceram a possibilidade de estágio de observação na cadeia de produção do etanol e bioenergia para os alunos do UniSALESIANO, estabelecendo com os acadêmicos interessados as datas para a realização das visitas e acompanhamentos.
Ao chegarem à usina, a comitiva do UniSALESIANO foi recebida com um café da manhã oferecido pelo corpo de diretores e funcionários locais.