O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba iniciou nesta segunda-feira, às 19h30, a 1ª Semana de Serviço Social, que prosseguirá até a próxima sexta-feira. A abertura solene do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que na oportunidade estava acompanhado da coordenadora do curso de Serviço Social, professora Cláudia Lopes Ferreira, e de um colegiado de docentes.

Depois de saudar os participantes, o Pe. Luigi agradeceu a Dra. Márcia Helena Carvalho Lopes, ex-ministra da Pasta de Desenvolvimento Social e Combate à fome do Governo Federal, dizendo que se sentia muito honrado com a vinda dela para participar do evento em Araçatuba. Destacou, também, que estava feliz com o do sucesso do curso. Por último, ele lembrou que no dia 4 de outubro foi comemorado o Dia de São Francisco de Assis, considerado um dos mais proeminentes religiosos do segundo milênio, nascido na cidade do mesmo nome, na Itália, em 1181. Aproveitou para ler uma oração que foi escrita pelo santo, que é muito conhecida dos brasileiros.

Na palestra de abertura, sobre o tema A Trajetória histórica de assistência social no Brasil, a Dra. Márcia Helena iniciou a sua exposição fazendo um breve histórico das políticas sociais no Brasil anteriores à promulgação da Constituição Federal de 1988 e apresentou os artigos do novo texto constitucional relativos aos direitos sociais e à Seguridade Social, destacando a importância dos assistentes sociais dominarem a fundo a legislação pertinente, utilizando tais conhecimentos como um dos instrumentos de seu trabalho profissional.

A palestrante chamou à atenção para a atual inclusão do direito à alimentação, que não estava prevista no primeiro texto da Constituição Federal, mas que neste momento já integra o documento, e frisou que não se trata apenas de uma simples palavra incorporada ao texto constitucional e sim, do significado social dessa atitude em um país em que crianças ainda morrem em decorrência da desnutrição e da fome. “O acesso ao direito à alimentação é essencial a qualquer nação que se proclama democrática”, comentou.

A seguir, ela abordou em detalhes a atual política de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado e seus instrumentos normativos, como o SUAS – Sistema Único de Assistência Social e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, destacando também o programa de Transferência de Renda, presente no Bolsa Família, e transmitindo aos presentes dados que demonstram o aumento do orçamento da Assistência Social durante os últimos governos. “Estes investimentos sociais são muito importantes para o desenvolvimento das comunidades, em especial do pequeno comércio e do acesso a bens e serviços”, concluiu.

Ao terminar sua palestra, a Dra. Márcia Helena Carvalho Lopes agradeceu a oportunidade que teve de retornar a Araçatuba e dirigiu uma mensagem de estímulo e encorajamento para os acadêmicos do curso de Serviço Social, valorizando a profissão, tão necessária e tão importante para o o conjunto da sociedade brasileira.

A Dra. Márcia Helena Carvalho Lopes, ex-ministra da Pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, é irmã do atual ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que durante o governo do presidente Lula atuou como conselheiro do Chefe do Estado e que também foi ligado à Pastoral Operária, um movimento da Igreja Católica.