Mais de 150 alunos de diversos cursos do UniSALESIANO tiveram uma aula especial na semana passada, com a presença da professora da Educação Infantil do município de Birigui, Bárbara Ferreira da Silva Paladino. A profissional ficou surda aos quatro anos de idade e as dificuldades com o sistema não a impediram de se formar em Pedagogia.
A professora de Língua Brasileira de Sinais do UniSALESIANO, Sueli Nascimento, decidiu convidá-la com o intuito de mostrar aos acadêmicos, por meio de Libras, sua trajetória humana e profissional e as características da língua de sinais e da comunidade surda.
O diálogo foi intermediado por Sueli, que ministra a disciplina nos cursos da área de saúde, tecnologia e humanas do UniSALESIANO.
A aula foi promovida nos dias 7 e 8 de junho para alunos dos cursos de Farmácia (7º termo), Medicina (1º termo), Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Fisioterapia (5º termo).
“A preocupação é, sem dúvida, desmitificar certos conceitos inadequados, como chamar o surdo de mudo, além da estrutura da língua, conhecendo características da comunidade surda e, promovendo assim, o ensino da língua de sinais”, ressaltou, ao completar que é fundamental dialogar em Libras, tal como é feito nas aulas práticas em sala de aula. “Gostaria de agradecer o apoio da coordenadora do curso de Fisioterapia, Profª. Carla Komatsu Machado.”
Sueli comentou do entusiasmo dos alunos com a aula, que despertou novas indagações e também a importância do atendimento do surdo na área da saúde, por exemplo. “Enquanto Instituição reconhecida, o UniSALESIANO preocupa-se em contribuir com a formação ética, cristã e salesiana do cidadão”, concluiu.