O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta quarta-feira, à noite, a Aula Magna do curso de Educação Física. Na oportunidade, o professor Wagner Garcez de Mello proferiu palestra sobre o tema Metabolismo ósseo e exercício físico. A Aula Magna foi presidida pelo Pe. Luigi Favero. No evento estavam também presentes os professores Washington Rodrigues, coordenador de Educação Física, e Cláudia Lopes Ferreira, coordenadora do Curso de Serviço Social.
Na abertura da Aula, o Pe. Luigi disse que a Educação física tem um papel importante na socialização, citando a expressão latina mens sana in corpore sano, que significa uma mente sã em um corpo são. Destacou que se trata de uma atividade que assegura o bem-estar das pessoas e que praticada com frequência contribui para preservar a boa saúde de todos. Assim, falou aos alunos da importância do curso e da profissão, aconselhando a todos para se manterem sempre bem informados e a estudarem sempre. “A literatura é o principal meio de que dispomos a para o conhecimento e aprimoramento profissionais”, concluiu.
Em sua apresentação o palestrante declarou que os estudos desenvolvidos em laboratório têm constatado que o exercício físico é uma ótima ferramenta utilizada com o propósito de proporcionar aceleração na regeneração dos ossos e por conseqüência, de traumas e de doenças degenerativas, como por exemplo a artrose e osteoporose. Wagner Garcez de Mello é Educador Físico, com especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e mestrando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp de Araçatuba.
Por sua vez, o coordenador do curso de Educação Física, professor Washington Rodrigues, comentou que o UniSALESIANO é um centro de excelência na formação de profissionais, aconselhando também os acadêmicos a aproveitarem esta chance que estão tendo para a obtenção de uma promissora carreira profissional. Dirigindo-se à plateia, lembrou que o professor Wagner também foi um acadêmico como os nossos alunos que agora estão começando. “Ele acreditou na possibilidade de obter um crescimento profissional e demonstrou interesse pela ciência, conquistando uma grande experiência e um amadurecimento ao longo do tempo”, destacou.
Por último, o professor Washington enfatizou que todos os nossos alunos têm as mesmas possibilidades de chegar onde o professor Wagner chegou, bastando para isso que se dediquem com esforço e perseverança. Exortou os alunos a participarem de eventos externos, congressos, seminários e workhops porque nestas ocasiões é possível desenvolver ainda mais a profissão.