O UniSALESIANO de Araçatuba promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 9, a solenidade de entrega dos jalecos aos novos alunos de Medicina. A cerimônia foi realizada no auditório Papa Francisco e contou com a presença dos 65 acadêmicos, seus familiares, autoridades e membros da reitoria da instituição.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que o evento teve como protagonistas os alunos, mas também o médico Evandro Guimarães de Sousa, que participou da comissão responsável pela elaboração do relatório para autorização do curso de Medicina na instituição. “Quando o doutor Evandro esteve aqui, um mês antes da autorização do MEC, falou que tinha uma cerimônia especial de entrega do jaleco. Então, criamos a nossa solenidade, onde será lido o texto de Saudação do Jaleco escrito por ele”, comentou o reitor.
Pe. Luigi lembrou que o Papa Francisco recebeu no Vaticano, recentemente, um grupo de médicos e, durante a conversa com eles, citou as quatro principais tarefas desse profissional: promover a saúde, prevenir doenças, restabelecer a saúde e aliviar o sofrimento. “Então, vocês devem ser peritos em humanidade. Além de ser técnico, o médico tem que entender a pessoa humana”, completou.
O coordenador do curso de Medicina, Doutor Antônio Henrique Poletto, explicou que a cerimônia de entrega do jaleco começou a ser feita há poucos anos em algumas universidades do Brasil, incluindo agora o UniSALESIANO. “O jaleco é um símbolo emblemático que hoje pode ser considerado um marco do início da carreira de médico”, frisou o coordenador, ao dar conselhos a seus alunos. “Para uma boa formação de medicina é necessário trabalho, comprometimento e muita doação. O bom médico necessita aprender sempre e a base de tudo é a humildade.”
Após as palavras do coordenador, os jalecos foram entregues aos acadêmicos pelos seus padrinhos e professores, seguido da leitura da Saudação ao Jaleco.
Em seguida, o delegado do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) em Araçatuba, Marco Túlio França, fez o Juramento de Hipócrates junto com a nova turma e citou ainda sobre a ética médica. “Reciprocidade é o principal: atender como gostaria de ser atendido”, lembrou.
Por sua vez, o médico Evandro agradeceu pelo texto lido em público. “Fiquei emocionado. Tive a honra de participar da comissão do MEC. Quando cheguei vi uma estrutura fantástica, com laboratórios, hospital, unidades de saúde. Mas o que mais me chamou a atenção foram os professores”, disse.
O novo provedor da Santa Casa, Carlos Joaquim Rodrigues, agradeceu a parceria com o UniSALESIANO, informação que o hospital está à disposição.
Além do Reitor, coordenador do curso de Medicina, delegado do Cremesp, provedor da Santa Casa e médico avaliador do MEC, a mesa esteve composta de Alair Barão, que representou o prefeito Dilador Borges (PSDB), vereador Cido Saraiva (PMDB), Pró-reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski, Pró-reitor Acadêmico, André Ornellas e o médico Emilton Lima Júnior, professor da PUC do Paraná.