Alunos do 9º termo do curso de Engenharia de Computação do UniSALESIANO desenvolveram robôs como atividade da disciplina de Tópicos Avançados 1 – Robótica, ministrada pelo prof. Amadeu Zanon Neto.

Os 28 acadêmicos se dividiram em grupos de três e quatro pessoas e ganharam um kit Tamiya, que foi a base para a construção na configuração que desejassem. “A maioria dos robôs é autônoma, ou seja, detecta obstáculos e desvia, seja por aplicativo de celular, Bluetooth por meio do computador. Os robôs fazem diversas tarefas”, explicou o professor.

Para a concretização do robô, os alunos utilizaram seus conhecimentos nas áreas de cálculo, design, mecânica, lógica de programação, entre outros. “É um conhecimento multidisciplinar”, completou Zanon.

Modelos de robôs como os que foram criados pelos alunos do UniSALESIANO podem ser utilizados nos setores de segurança, saúde, entretenimento, transporte, etc. “Agora, eles estão trabalhando numa outra área, que é a construção de braços robóticos. Vamos usar a impressora 3D da instituição”, lembrou.

Para o aluno Leonardo César Bottaro, de 21 anos, foi um desafio o trabalho de desenvolvimento de um robô, pois os alunos estão acostumados mais com a parte de programação. “Partimos para fazer a parte física, o funcionamento em si. Foi bem interessante”, disse.