O Reitor do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Luigi Favero, deu posse no dia 24 de abril aos membros do CEP (Comitê de Ética e Pesquisa). A professora Cláudia Lopes Ferreira assume a coordenação do grupo, que atua especificamente com pesquisas envolvendo seres humanos, pelo segundo mandato consecutivo..

O comitê, que até o ano passado possuía 11 integrantes, passou a ter 17 nesse novo mandato, que vai até 2019. O grupo é formado por integrantes das mais diversas áreas da universidade, dentre homens e mulheres. “Aumentamos o número de membros por conta da demanda de projetos, que tem crescido a cada ano. Precisamos atendê-los na velocidade que necessitam”, reforçou Cláudia, que também coordena o curso de Serviço Social.

Criado há dez anos pelo Conselho Nacional de Saúde e Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), o CEP tem por objetivo defender o interesse, integridade e dignidade do participante da pesquisa, bem como contribuir no desenvolvimento de estudos dentro de padrões éticos. “Protege os participantes das pesquisas nas mais diversas áreas, especialmente nas de humanas, sociais, biológicas e de saúde, porque lidam com pessoas”, explicou Cláudia.

Segundo a coordenadora, a partir de 2013, integrantes dos comitês das universidades de todo o país passaram a trabalhar na Plataforma Brasil, que possui mecanismos de busca que permitem analisar as pesquisas em andamento no Brasil. Por meio desse sistema, todo o processo é feito online. “Muito mais ágil”, destacou a coordenadora.

Desde então, o CEP do UniSALESIANO analisou e aprovou 571 protocolos de pesquisa. “Esse número vem crescendo ano a ano. Em dezembro de 2013, quando a plataforma foi implantada, recebemos 23 projetos. No ano seguinte passou para 127, subindo para 195 em 2015. Já no ano passado, tivemos 226 protocolos aprovados”, concluiu Cláudia.