A aula inaugural do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO foi bem produtiva para os acadêmicos. Realizada na manhã da última sexta-feira, dia 9 de março, na Igreja Universitária, contou com a presença da doutora em Medicina Veterinária, Aline do Nascimento Benítez, que abordou em sua palestra o tema “Saúde Única”.
Os mais de 300 alunos foram recebidos pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, que os informou sobre o bom conceito do curso de Medicina Veterinária – nota 4 – e os aconselhou a ir atrás de seus sonhos. Estiveram presentes na aula os coordenadores do curso, Profº. Rafael Cipriano e Profª Sheila Cardoso, além dos docentes.
Formada na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pós-doutaranda da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Aline destacou a importância e a necessidade de o médico veterinário ser inserido na saúde única. “Há hoje um movimento da Organização Mundial de Saúde e da Organização Internacional das Epizootias para tornar única a saúde humana, animal e ambiental”, disse a profissional, ao completar que, se todas elas se juntarem, o mundo terá uma melhores condições de vida.
Aline comentou ainda sobre a inserção do médico veterinário no SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), assim como acontece com educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, entre outros. A justificativa dada por ela é que a cada dez doenças emergentes no mundo, seis são advindas de animais. Um exemplo é a zika e chikungunya, que antes predominavam na área silvestre e estão sendo trazidas para ambientes urbanos e amedrontando a população brasileira.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Rafael Cipriano, disse que os alunos gostaram bastante da palestra e se sentiram motivados com a oportunidade de também aturem na rede pública de saúde. “A palestrante citou uma frase do Conselho Regional de Medicina Veterinária que vai ficar gravada na memória de todos: Porque veterinário também cuida de gente, embora muita gente não saiba disso”, concluiu.