A transformação da uva em vinho. Esse processo foi analisado de perto pelos alunos do 5º termo do curso de Engenharia de Bioprocessos, do UniSALESIANO de Araçatuba. Em visita recente à vinícola Ferracini, na cidade de Penápolis, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos da fruta e como cada uma se adequa ao ambiente.
Além disso, observaram a seleção para plantação e cultivo, considerando o tipo de solo e condições climáticas. Fez parte do cronograma de visita, que foi acompanhada da Profª. Andréa Fontes Garcia, a análise das combinações para a produção do melhor vinho, de acordo com as distintas propriedades das uvas. Esse trabalho resulta na diferenciação dos aromas, sabores, suavidade, entre outros aspectos.
Uma das principais etapas na composição do vinho, a fermentação, também foi acompanhada pelos acadêmicos. Eles viram ainda o processo de rotulagem e conservação, dentro de um ambiente refrigerado e com pouca luminosidade, que é necessário para o armazenamento de barris com cachaça e vinho.
A coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos, Profª. Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, ressalta que a oportunidade de vivenciar o processo industrial envolvido na fabricação do vinho foi de extremo interesse para os alunos. “A realização dessas visitas valorizam o conhecimento acadêmico construído dentro da universidade, fazendo com que o aluno observe a concreta aplicação do conteúdo desenvolvido”, concluiu.