Os Jogos Universitários UniSALESIANO 2017 terminam na sexta-feira (0704), com a participação de mais de 500 atletas. São estudantes dos 22 cursos do campus de Araçatuba que se inscreveram em seis modalidades (feminino, masculino e mista).
Nesta quinta-feira (06) será realizada as finais do voleibol feminino e masculino. As equipes campeãs receberão medalhas. Na sexta será a vez dos jogos que definirão os campeões do futebol de campo e society, também com entrega de medalhas.
Ao longo da semana foram promovidos jogos e as finais de basquete 3, queimada e jiu-jitsu. De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física e responsável pela organização do evento, Juliana Maria Mitidiero, os troféus serão entregues para quem obter o primeiro lugar na classificação geral do feminino e masculino. “Neste ano, a novidade é a premiação para a torcida mais animada”, lembrou.
A coordenadora explica que o objetivo do evento, que começou na segunda-feira (03), é promover a integração entre os alunos de todos os cursos. “É uma oportunidade de se conhecerem, sem contar que os jogos movimentam a universidade”, disse Juliana.
Outro diferencial, neste ano, foi o preenchimento das inscrições via internet. A medida facilitou a junção das informações dos atletas que, normalmente, possuem envolvimento e vivência com a modalidade escolhida. Para cada categoria inscrita, os alunos tiveram que doar um quilo de alimento não perecível. “Após o período de inscrições, que terminou no dia 28 de março, teve o sorteio com a tabela das datas, horário e local dos jogos.”
Em relação aos alimentos, Juliana informou que o montante recolhido é encaminhado para o Oratório Dom Bosco, um projeto social do UniSALESIANO. “Como são doados muitos alimentos, normalmente também são entregues às instituições sociais do município”, destacou a coordenadora.
ABERTURA
Os Jogos Universitários foram abertos na segunda-feira (03), às 19h30, na quadra coberta do campus de Araçatuba. A cerimônia teve a presença do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, coordenadores de cursos, professores e centenas de alunos.
A solenidade teve início com a entrada das delegações dos cursos participantes, seguida de juramento da aluna Mirela Silva, do curso de Educação Física. O evento contou também com a apresentação da coreografia “A Tribo”, pelas alunas da Academia de Danças Superação.
Pe. Luigi abriu oficialmente a cerimônia, elogiando a dança, que, segundo ele, “mostrou beleza, movimento e arte”. Ele falou sobre o ideal surgido no Império Romano que era uma mente saia, num corpo sadio e ressaltou que o movimento é vida e “estamos diante de uma juventude cheia de vida”.
A entrada do fogo olímpico foi feita pela atleta Andréia Brito, conhecida como Andréia Saúde, cinco vezes campeã brasileira de arremesso de peso e três vezes campeã sul-americana. Ela conduziu a tocha e acendeu a pira olímpica.