Os cursos de Medicina e Direito do UniSALESIANO firmaram uma parceria e promoveram uma aula sobre “Aspectos Legais do Atendimento de Urgência e Emergência”. A atividade aconteceu no dia 9 de março para os 65 acadêmicos do curso de Medicina, e foi ministrada pelo juiz e professor de Direito, Heverton Rodrigues Goulart..
A iniciativa se deu, segundo explica o professor de Habilidade Médicas, Marcelo Spegiorin, devido a um curso de primeiros-socorros que está sendo iniciado dentro de sua disciplina, que aborda ainda o atendimento pré-hospitalar.
“Existem vários aspectos legais sobre o assunto, como a omissão de socorro. Doutor Heverton apresentou vários deles. Foi uma aula muito importante para quem está começando”, comentou o médico, ao acreditar que esse tipo de situação vai deixar o aluno mais atento para as questões éticas e legais da profissão.
Por sua vez, Goulart falou da importância desse tipo de intercâmbio, já que todo profissional vai encontrar a responsabilização pelo direito se ele agir com uma certa conduta contrária ao ordenamento jurídico. “Tudo está relacionado ao Direito e no caso do médico também. Se ele for irresponsável, vai ter que arcar e reparar os prejuízos que causar”, salientou.
O professor explica que o médico deve atuar sempre com diligência, não podendo ser imprudente; pautar sempre pelas normas que regulam o respeito do direito civil. “Mostrei para os alunos as espécies de responsabilidades civis, como no caso de atender na urgência e emergência um paciente testemunha de Jeová, que é contrário à transfusão de sangue. Como fica o médico, ele faz ou não a transfusão, vai pelo direito à vida ou da liberdade religiosa?”, questionou Goulart, aos alunos.
O professor afirma ter sido uma aula bem atrativa, pois são temas curiosos. “Achei interessante abordar esse assunto, que vai desde a responsabilidade ética até a penal. Fui convidado pelo Poletto (Doutor Antônio Henrique Poletto, coordenador do curso de Medicina) e espero participar mais vezes desse intercâmbio”, agradeceu.