A 5ª edição do Nutrichef Funcional, uma competição criada pelo curso de Nutrição do UniSALESIANO, baseada no programa de televisão Masterchef Brasil, movimentou o Laboratório de Técnica e Dietética da Instituição.

O evento, que foi realizado no dia 27 de maio e contou com a participação de 32 acadêmicos, é de responsabilidade da Profª Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, da disciplina de Nutrição Funcional. A docente tem o apoio da Profª Fabiana Maciel de Oliveira Hernandez, da disciplina de Gastronomia e a supervisão da coordenadora do curso de Nutrição, Ariadine Pires.

O objetivo do Nutrichef é elaborar pratos gastronômicos que sejam nutritivos e saborosos, além de trabalhar de forma prática e dinâmica a interdisciplinaridade da Gastronomia e Nutrição Funcional. “Foi gratificante ver o empenho dos alunos na elaboração dos pratos. Como já estão no último ano, se preocuparam ainda mais em demonstrar tudo o que aprenderam nesses quatro anos”, comentou Daniela.

Dessa vez, o prato vencedor foi composto de contra-filé selado no azeite, milho grelhado na manteiga, abobrinha refogada e homus; acompanhado da sobremesa: mousse de maracujá com chocolate branco e nibs de cacau. O prato foi elaborado pela bancada de número quatro.

Em segundo lugar ficou o prato feito pela bancada de número três: filé de copa lombo grelhado, purê de cenoura, crisps frito de jiló, salada de lentilha ao vinagrete. A sobremesa foi uma taça de uva Itália com ganache de chocolate branco e granola.

Já em terceiro lugar, ficou a bancada de número um, com o prato: filé de Saint Peter grelhado empanado com xerém de amendoim, salada de soja em grãos ao vinagrete, purê de cabotiã e aspargos grelhados. E a sobremesa – bolo de banana com blend de chocolate e amendoim torrado.

Por fim, a pontuação do prato da bancada de número dois o colocou em quarto lugar: coxa e sobrecoxa assada, suflê de maxixe, salada de feijão branco ao vinagrete, salada de beterraba. E, como sobremesa, couli de tangerina com blend de chocolate e xerém de castanha de caju. Todos os pratos foram avaliados pelos jurados: Daniela, Fabiana e o chef de cozinha, Cristian Cavazzana.

“O prato vencedor estava bem apetitoso, com uma boa aparência. As características sensoriais quanto a sabor e textura da preparação deram um tom de equilíbrio para o prato, tornando-o atrativo e saboroso.  Além disso, a organização e postura do grupo fizeram toda a diferença no empratamento”, disse a docente responsável.

O evento contou com a colaboração do curso de Publicidade e Propaganda, que promoveu toda a parte de marketing do Nutrichef Funcional 2019.

“A busca pelo aprimoramento das técnicas faz com que o aluno avance com mais facilidade para o mercado de trabalho. Desta forma, as aulas práticas contribuem positivamente para uma melhor preparação do acadêmico em sua formação profissional”, concluiu Daniela.