Araçatuba registrou neste domingo um dos mais importantes eventos de sua história. A cidade recebeu as Relíquias de Dom Bosco, o Santo fundador da Congregação Salesiana, que por 7 anos percorre 130 países. Desde as primeiras horas da manhã um grande público já se preparava para receber o cortejo que levava a Urna com as Relíquias para a Capela do Colégio Salesiano, enquanto uma grande carreata percorria a Avenida Brasília e as ruas do centro.

A visitação começou ali mesmo, na Cussy de Almeida, com uma intensa programação de cerimônias e momentos religiosos.

Por volta das 11h15 uma outra grande carreata saiu do Colégio em direção ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, onde aconteceu uma celebração religiosa conduzida pelo Padre Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que abençoou todos os presentes. O sacerdote disse que a vinda das Relíquias de Dom Bosco significava “um momento histórico não só para a Missão Salesiana, mas também para Araçatuba”. Ele falou da alegria de receber a visita espiritual do fundador da Congregação Salesiana no Campus, que considerou um fato marcante, pois o prédio do UniSALESIANO conta apenas com pouco mais de três anos de existência.

Durante a celebração foram feitas duas leituras: a primeira comentava a importância das Relíquias e o significado que elas têm para a Congregação Salesiana e para a Igreja Católica. A segunda relatava um sonho que Dom Bosco teve ainda na sua juventude, que só viu se concretizar quando ele participou da inauguração da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Turim, na Itália. O Padre Luigi lembrou que Dom Bosco chorou muito durante a cerimônia de inauguração, porque finalmente entendia o significado daquele antigo sonho.

Um dos momentos que mais emocionaram o público aconteceu quando o Padre Luigi convidou a todos para que se aproximassem das Relíquias de Dom Bosco. Uma grande fila foi organizada para que as pessoas pudessem passar ao lado da Urna, tocá-la e fazer suas orações.

Após a celebração na Igreja Universitária, que também registrou um grande público, a Urna seguiu em procissão até o hall de entrada do UniSALESIANO, onde o Padre Luigi novamente abençoou todos os presentes. Alguns minutos depois, as Relíquias foram levadas em nova carreata para a Capela Dom Bosco, localizada no Jardim Sereno, de onde, já no final da tarde, voltaria para a Capela São Domingos Sávio, no Colégio Salesiano. Ali seriam realizadas novas missas e feita a vigília. Após as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, depois de algumas celebrações religiosas, a Urna iniciou sua caminhada até Três Lagoas, de onde seguirá para outras partes do Brasil. O Padre Luigi acompanhou a viagem das Relíquias até aquela cidade.

A vinda de Dom Bosco aconteceu concretamente por meio de sua Relíquia, guardada em uma estátua acomodada dentro de uma Urna de alumínio, bronze e cristal. A Urna que está em peregrinação é uma réplica da que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, onde estão guardadas partes do corpo de Dom Bosco. Embutida no peito encontra-se uma caixinha de zinco, com a mão direita do santo, com a qual ele abençoava as crianças e os jovens.