O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Métodos Contraceptivos Escolhidos entre Mulheres de 18 a 40 anos, de autoria das formandas de Enfermagem, Verônica Aline Mota da Silva, Priscila Calcanho e Priscila Mafi, acabou se transformando em tema para apresentação em programa de TV e em jornal impresso. O debate foi exibido no Canal 21, da NET, do Jornal Folha da Região, no dia 8 de dezembro, e publicado na versão impressa do diário, no dia 6.

A pesquisa teve por objetivo descobrir se a população feminina de Araçatuba, composta de 87 mil mulheres, se preocupa com os riscos de contaminação das doenças sexualmente transmissíveis. As mulheres foram entrevistadas no Calçadão de Araçatuba entre os dias 13 de junho e 29 de agosto deste ano.

Segundo a aluna Verônica Aline Mota da Silva, apenas 39% das mulheres que participaram do levantamento utilizam a camisinha com o intuito de evitar a gravidez, mas não o fazem com vistas a prováveis doenças. O grupo também manifestou preocupação ao saber que 11% de mulheres afirmaram usar a pílula do dia seguinte somente quando estão desconfiadas de uma possível gravidez, após a prática de relações sexuais desprotegidas.

Segundo a coordenadora do projeto, Rossana Cabrera Rosa, coordenadora de Biotecnologia do UniSALESIANO, “o uso da anticoncepção de emergência em excesso pode induzir a mulher a uma alteração hormonal, devido à grande liberação de hormônios no corpo, pois uma pílula do dia seguinte equivale a dez anticoncepcionais”. Ela explicou, ainda, que a mulher que ingere muitas vezes a pílula do dia seguinte, além de ficar exposta às doenças sexualmente transmissíveis, apresenta dificuldades no controle do ciclo menstrual. “Assim, toda alteração hormonal pode dificultar a preparação do útero para uma possível gravidez”, frisou.

Ainda segundo Rossana, a alteração hormonal pode surgir pelo uso de anticoncepcionais sem orientação médica. “Dependendo de seu perfil, a mulher pode sofrer males como a trombose, no caso das fumantes com idade além dos 35 anos”, concluiu.

Os resultados da pesquisa, que originaram o Trabalho de Conclusão de Curso das três alunas, serão encaminhados à Secretaria de Saúde e Higiene Pública, como forma de colaborar na preparação dos programas de saúde.