O UniSALESIANO promoveu, na manhã do dia 1º de outubro, a Cerimônia de Entrega do Jaleco aos 66 acadêmicos da 13ª turma do Curso de Medicina, que iniciaram a graduação neste semestre. O evento aconteceu no auditório Papa Francisco e reuniu alunos, familiares, além da presença do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, do Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, e do Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB.
A cerimônia, que tradicionalmente representa um rito de passagem para os futuros médicos, marca o início de uma jornada de aprendizado e dedicação à profissão. O jaleco, muito mais que uma vestimenta, simboliza o compromisso com o cuidado, a proteção e a ética no trato com os pacientes, além de representar uma conquista significativa para os alunos e suas famílias.
Durante seu discurso, Pe. Paulo Vendrame expressou sua alegria ao ver os novos alunos, destacando o carinho e a importância da missão que eles estão assumindo. “Fico imensamente feliz em ver aqui a T13 nesse curso que temos um carinho muito especial pela identidade e pela missão de vocês. E na pessoa dos acadêmicos, acolher aqui os pais e familiares que vieram por esse momento muito significativo”, disse.
Dr. Antônio Poletto, por sua vez, frisou a necessidade de ser humilde em qualquer circunstância. Ele frisou que o aprendizado contínuo é essencial e que a humildade permite evoluir profissionalmente e tratar todos os pacientes com respeito e dignidade. “O bom médico necessita aprender sempre, sem jamais achar que já sabe tudo”, ressaltou.
A cerimônia culminou com a bênção dos jalecos, conduzida por Pe. Paulo Vendrame.