Com o objetivo de promover o conhecimento e o engajamento dos acadêmicos em áreas fundamentais da Biomedicina, foi realizado o 3º Ciclo de Palestras do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, no dia 13 de setembro.
O evento, que foi organizado pela Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Biomedicina (LAPSB) em colaboração com a Atlética Devoradora, teve a coordenação da docente Thais Veronica Saori Tsosura Chiba, responsável pela Disciplina de Hematologia.
A primeira palestra, intitulada “Atuação do profissional biomédico no serviço de banco de sangue”, foi ministrada pela Dra. Lorine Sezário, biomédica habilitada em banco de sangue e responsável pelo laboratório de Imunohematologia da Agência Transfusional da Santa Casa.
A palestrante deu ênfase à atuação do biomédico no setor de banco de sangue, explicando sobre os sistemas de antígenos eritrocitários, a rotina laboratorial e o controle de qualidade, que garantem a segurança e a eficácia nos procedimentos transfusionais.
Na sequência, o biomédico Eduardo da Cunha Bombardi, mestre em Ciências Fisiológicas pela FOA/UNESP, apresentou a palestra “Atuação do profissional biomédico na pesquisa científica”. Eduardo abordou a importância da iniciação científica durante a graduação e como os alunos podem ingressar na área de pesquisa, enfatizando o impacto significativo das descobertas científicas para o avanço da sociedade.
“O evento proporcionou aos alunos uma rica troca de experiências e esclareceu dúvidas sobre diferentes campos de atuação do biomédico, reforçando a importância da capacitação contínua e da inserção em projetos de pesquisa desde o início da carreira”, concluiu Thais.